.: Inmetro distribui 10 mil cartilhas educativas no Dia Mundial do Consumidor :.

Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) distribuiu gratuitamente nesta segunda-feira, 15 de março, 10 mil cartilhas Criança Segura. Com o objetivo de orientar pais e responsáveis para a prática do consumo de produtos infantis, a cartilha tem 18 páginas com recomendações para a hora da compra de brinquedos – que sempre devem ter o selo do Inmetro – e a importância de se respeitar a faixa etária dos produtos. Traz também alertas contra brinquedos e objetos piratas, que podem oferecer riscos à saúde e segurança dos pequenos.


Estande do Inmetro e do Fórum Estadual de Defesa do Consumidor do Rio de Janeiro


A distribuição das cartilhas foi feita no estande do Fórum Estadual de Defesa do Consumidor (RioCon) montado no 2º piso do Norte Shopping, no Cachambi, Rio de Janeiro.


Distribuição de cartilhas para os consumidoresno estande do Fórum Estadual de Defesa do
Consumidor (RioCon)

O RioCon reúne o Inmetro, o Ipem-RJ, o Procon-RJ, o Ministério Público e a Defensoria Pública. Técnicos do Ipem-RJ fizeram demonstrações de produtos fiscalizados pelo Instituto. A Defensoria Pública e o Ministério Público distribuíram a cartilha Um Dia Especial e o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.



Orientação aos pais e responsáveis para a prática do consumo de produtos infantis

Participaram da atividade o chefe da Divisão de Orientação e Incentivo à Qualidade do Inmetro (Diviq), Luiz Carlos Monteiro; o diretor-técnico do Ipem-RJ, Sergio Macedo; o subsecretário adjunto dos Direitos do Consumidor do Procon-RJ, José Teixeira Fernandes; e a Defensora Pública Marcela Oliboni.


Recomendações aos consumidores para a hora da compra de brinquedos


O lançamento da cartilha Criança Segura também ocorreu em Goiás, Rio Grande do Sul, Alagoas e no Rio Grande do Norte, em encontros organizados pelos órgãos delegados do Inmetro em cada estado. Os consumidores também podem acessar a cartilha via Internet. Clique aqui.