.: Caso Mattel :.

A Mattel está recolhendo do mercado brasileiro o brinquedo “conjunto Panelas e Potes”, da linha Aprender e Brincar, de sua marca Fisher-Price, comercializados entre outubro de 2007 e agosto de 2008.

Esse brinquedo, que de acordo com o fornecedor é um conjunto de empilhar e encaixar potes e panelas, com bloquinhos de formas e uma tampa, é movido à pilha, emite sons e luzes e tem como público-alvo crianças de 6 a 36 meses.

O Inmetro se reuniu com representantes da Mattel, que relataram o problema e informaram sobre as providências que estão sendo tomadas pela empresa no mercado brasileiro.



De acordo com o relatado, o problema identificado não se originou no material utilizado na fabricação mas sim na montagem do produto.

Foram inspecionados pelo fabricante 1542 produtos que estavam em estoque no Brasil e encontradas falhas em 9, o que levou a empresa a tomar a decisão de recolher todo o estoque do brinquedo disponível no mercado nacional e anunciasse o recall aos consumidores.

Até o momento, não houve relato de qualquer acidente no Brasil ou em outros países. Independente da ação do fornecedor, o Inmetro empreendeu as seguintes ações:

1. solicitou operação especial de fiscalização para interdição cautelar do brinquedo por meio da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade - RBMLQ, composta pelos institutos estaduais de pesos e medidas;

2. enviou ofício ao fornecedor do produto, solicitando esclarecimento a respeito do ocorrido;

3. enviou ofício ao organismo acreditado pelo Inmetro, solicitando informações sobre o processo de certificação do produto; e

4. enviou ofício ao Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor – DPDC, vinculado ao Ministério da Justiça, órgão responsável pela coordenação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, informando sobre as ações adotadas pelo Inmetro.