.: Inscrições para o Curso Técnico de Metrologia :.

As inscrições para a 10ª turma do Curso Técnico de Metrologia do Inmetro, em parceria com o Colégio Círculo Operário de Xerém, começaram no dia 12 de novembro e vão até 7 de dezembro. São 25 vagas disponíveis para os melhores classificados no concurso. A prova será realizada no dia 14 de dezembro. No ato da inscrição, os candidatos poderão colaborar com obras assistenciais da comunidade doando 1kg de alimento não-perecível. As inscrições devem ser feitas no Colégio Círculo Operário, na Avenida Tiradentes, Xerém, Duque de Caxias/RJ.


O Curso Técnico em Metrologia foi criado em 1998, em parceria entre o Inmetro, a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEE) e o Colégio Estadual Círculo Operário (CECO). É o primeiro curso do gênero na América Latina e o 4° no mundo.


O principal objetivo da iniciativa, de acordo com o coordenador do curso e técnico do Inmetro, Gelson Rocha, é promover uma educação profissional de excelência, formando técnicos de nível médio, com habilitação profissional em Metrologia. Além disso, a iniciativa tem como escopo "desenvolver um modelo de formação e capacitação de recursos humanos voltado para geração de profissionais que possam atuar nas áreas de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, em conformidade com as tendências tecnológicas atuais e em consonância com a demanda dos setores produtivos".


Além dos resultados expressivos já alcançados, o Curso Técnico em Metrologia tem se caracterizado pela qualidade de seu ensino, tornando-se um curso de referência na região, podendo ser ainda considerado como um instrumento de renovação e ampliação do quadro de profissionais da carreira de metrologista
.