.: Projetos premiados são modelos para as empresas nacionais :.

O Inmetro foi representado pelo diretor de Administração e Finanças, Antonio Carlos Godinho Fonseca, e pela equipe do Sesao. Ele recebeu o prêmio da vice-presidente de relações institucionais da ABQV, Cecília Shibuya. A entrega da premiação aconteceu na sede da Fiesp, em São Paulo, e contou ainda com representantes da BMS - Arcelor Brasil, Emater-RN, Sabesp e Siemens, empresas também vencedoras do ano de 2006.

O presidente da ABQV, Alberto Ogata, destacou a importância da valorização do capital humano, gerando resultados comprovados na produtividade e comprometimento dos funcionários.

- Os programas escolhidos este ano demonstraram ações práticas e criativas, muitas vezes com orçamentos limitados, mas que apresentam resultados bastante estimulantes, disse Ogata.

Cecília Shibuya, vice-presidente de relações institucionais da
ABQV, entrega o prêmio a Antonio Carlos

O Inmetro foi selecionado com o projeto Qualidade de Vida no Trabalho, coordenado pela Divisão de Recursos Humanos da Diretoria de Administração e Finanças, através do Serviço de Saúde Ocupacional, que tem como objetivo propiciar melhores condições no ambiente de trabalho para os servidores e colaboradores do Inmetro.

Equipe do Serviço de Saúde Ocupacional com o prêmio


Para Antonio Carlos Godinho, que representou o presidente do Inmetro, João Jornada, os programas de qualidade de vida do Instituto, voltados à saúde, lazer e cultura, envolvendo profissionais e seus familiares, vêm sendo ampliados a cada ano.

- O Coral do Inmetro, tem convites para inúmeras apresentações o ano todo. Além disso, procuramos contratar bons profissionais na área da saúde, com a realização de exames periódicos adequados às necessidades de cada servidor e colaborador, prevenindo doenças e direcionando tratamentos. Dança também é outra âncora entre os programas voltados à qualidade de vida no Inmetro, destacou Antonio Carlos.

Newton Machado Morales, Ipem-SP, o presidente da ABQV,
Alberto Ogata, e Antonio Carlos ao final do evento

ABQV premia projetos práticos e criativos, que promovem a qualidade de vida

Em sua 11ª edição, a premiação tem como objetivo promover a integração e incentivar as empresas no desenvolvimento de ações específicas ou globais em benefício dos seus funcionários ou servidores. Programas práticos e criativos voltados à qualidade de vida, muitas vezes implementados com orçamentos reduzidos, mas com resultados efetivos, foram a base para a escolha dos vencedores.

Durante três meses a Comissão de Avaliação, coordenada por Thaís Matarazzo Lombardi e composta por especialistas em programas de qualidade de vida, avaliou iniciativas de empresas de todo o país, cujo processo compreende ainda a análise do caderno de encargos, visitas de auditorias e reuniões de avaliação. Há 11 anos a ABQV premia ações específicas e programas globais implantados em, no mínimo, dois anos, e que servem de modelos para as empresas públicas e privadas nacionais. Segundo Thaís, um indicativo do amadurecimento dos programas das empresas neste ano é o fato dos Programas Globais terem predominado: "todos os cinco premiados se encaixaram nesta modalidade", afirmou.

Responsabilidade Social

O superintendente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), Newton Machado Morales, que compareceu ao evento para prestigiar o Inmetro, afirmou que iniciativas como essas colocam o órgão também no caminho da responsabilidade social.


* Colaboração especial da jornalista Ana Freitas
Assessora de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo - Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo/Ipem-SP.