.: Brasil obtém reconhecimento internacional do Programa Brasileiro de Certificação de Manejo de Florestas :.

Representado pelo diretor da área da Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, o Brasil obteve o reconhecimento internacional do Programa Brasileiro de Certificação de Manejo de Florestas - Cerflor, durante a 9ª Reunião Plenária do PEFC - Program for the Endorsement of Forest Certification, maior fórum de programas nacionais de certificação de manejo florestal.

A reunião foi realizada em Bruxelas, no dia 28/10/2005, e o programa brasileiro teve seu processo reconhecido por todos os países membros do PEFC.

Atualmente, o PEFC é composto por 30 membros representantes de programas nacionais de certificação florestal, em que 21 já foram submetidos a um rigoroso processo de avaliação e possuem seu reconhecimento, representando uma área de 127.760.297 hectares de florestas certificadas, produzindo milhões de toneladas de madeira certificadas com a marca PEFC.

O reconhecimento do Programa brasileiro significa que as nossas florestas atendem às práticas internacionais de manejo sustentável, são socialmente justas, economicamente viáveis e ambientalmente corretas, o que facilita o aumento das exportações das empresas brasileiras, devido a queda de barreiras técnicas.

O Cerflor foi criado a partir de uma demanda do Fórum de Competitividade de Madeiras e Móveis, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e dele participam diversas entidades representativas da sociedade brasileira.