.: Reconhecimento internacional do Cerflor :.

Todos os países membros do PEFC, após a devida análise de todo o processo de reconhecimento, votaram a favor do reconhecimento do programa brasileiro.

O PEFC, localizado em Luxemburgo, é o maior fórum de programas nacionais de certificação de manejo florestal, possuindo a maior área no mundo de florestas certificadas.

O CERFLOR foi criado a partir de uma demanda do Fórum de Competitividade de Madeiras e Móveis, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e dele participam diversas entidades representativas da sociedade brasileira.

O reconhecimento implica em dizer que as florestas brasileiras certificadas no CERFLOR observam as práticas internacionais de manejo sustentável de florestas, ou seja são ambientalmente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis.

O processo de reconhecimento demandou exatamente um ano, através de diferentes formas de avaliação coordenadas pelo PEFC, com destaque para uma auditoria internacional, realizada durante uma semana, envolvendo o Inmetro, a ABNT, as certificadoras acreditadas e as empresas florestais certificadas.

O reconhecimento do Brasil tem como principal consequência uma maior facilidade por parte das empresas brasileiras no sentido de aumentar suas exportações, através de acesso a mercados e superação de barreiras técnicas.

Alguns detalhes importantes distinguem o reconhecimento alcançado pelo Brasil:

  1. A auditoria realizada não identificou qualquer não conformidade no CERFLOR;
  2. Todos os países membros do PEFC, após a devida análise de todo o processo de reconhecimento, votaram a favor do reconhecimento do Brasil;
  3. O Brasil é o primeiro país produtor de florestas tropicais, envolvendo nativas e plantadas, a obter o reconhecimento internacional.

Maiores detalhes sobre o CERFLOR e sobre seu reconhecimento pelo PEFC podem ser obtidos nos sítios do Inmetro (www.inmetro.gov.br) e do PEFC (www.pefc.org).

A propósito, gostaríamos de agradecer as diversas organizações que colaboraram com o Inmetro no desenvolvimento do CERFLOR

O destaque a nomes é sempre difícil nessas circunstâncias, mas parece-nos justo fazê-lo em relação a servidora Maria Tereza Rodrigues Rezende, que desde a idéia inicial abraçou a causa, atuando incansavelmente como secretária da Comissão Técnica que coordenou o desenvolvimento do CERFLOR.

João Jornada
Presidente do Inmetro