.: Sobre o RSS (Really Simple Syndication) :.

O RSS é um sistema que distribui notícias na internet e permite ao usuário ler cada atualização sem ter que ir ao site original que publicou as informações. Esse sistema já é adotado pelos principais sites de notícias da web. Para ler um conteúdo RSS basta instalar um leitor, disponível em sofware livre, usar um navegador que permita essa tecnologia, ou configurar seu acervo de notícias em algum site que possua este recurso.

A vantagem de utilizar o sistema RSS é estar constantemente atualizado, nas seções de maior interesse e em tempo real, de diferentes canais de informação. E tudo em só lugar. É como ter assinatura das notícias dos sites de sua preferência. Com o RSS o usuário pode concentrar o conteúdo de vários sites. Não será mais necessário entrar em diferentes sites em busca de notícias, elas irão até o usuário. As informações aparecem com link para a íntegra do conteúdo.

Sempre que tiver o botão RSS em uma página significa que o conteúdo está disponível para assinatura. No site do Inmetro está localizado na parte central/inferior, ao lado do Banco de Notícias. Clicando neste ícone o usuário poderá copiar o endereço a ser utilizado em seu programa leitor. Esse mecanismo é utilizado em navegadores como Firefox ou Opera. No caso do Explorer, há necessidade do auxílio de um programa feed reader (exemplos: FeedReader - para Windows, Net News Wire - para MacOS X, e Straw - para Linux). Outra opção é utilizar recurso de páginas personalizadas como ofericido pelo Google, sem a necessidade de instalar nenhum programa.

Assim sendo, basta clicar com o botão esquerdo do mouse, onde um menu oferecerá a opção copiar atalho. Copiado o endereço do feed basta colar no programa. Em seguida, vá até seu RSS favorito e cole o endereço na opção "Adicionar Fonte". É possível controlar a freqüência de atualização e o número de notícias enviadas no próprio RSS, do site do Inmetro e de seus sites preferidos em uma única tela.

Endereço da fonte RSS do Site do Inmetro: http://www.inmetro.gov.br/noticias/conteudo/noticias.xml
(Copie e adicione em seu leitor de RSS)