Portal do Governo Brasileiro

 

 

Escola Avançada

 

É agora amplamente reconhecido que, para maximizar sua utilidade, os dados de medição devem ser analisados adequadamente para incluir uma avaliação das incertezas associadas aos mesmos. Tais incertezas provêem significado à comparação dos dados de medição e à avaliação de sua confiabilidade. Portanto, a expressão da incerteza é importante não somente no campo especializado da metrologia científica, mas também na indústria e no comércio. Em especial, muitas organizações de calibração e ensaios devem agora atender os requisitos estabelecidos na ISO/IEC 17025, que exige explicitamente métodos de avaliação e relato de incerteza de medição em todos os tipos de medição. Regras gerais para esta finalidade são dadas no internacionalmente aceito Guia para a expressão da incerteza de medição, geralmente conhecido como GUM.

 

O GUM representa o consenso da comunidade metrológica mundial, refletindo um grande esforço das sete organizações internacionais seguintes: BIPM, IEC, IFCC, ISO, IUPAC, IUPAP, e OIML. Uma nova organização internacional foi formada: o Comitê Conjunto para Guias em Metrologia (JCGM). O Grupo de Trabalho 1 do JCGM tem a tarefa de promover o uso do GUM) e preparar guias suplementares e outros documentos para sua ampla aplicação. Seus membros são as sete organizações listadas acima, junto com a International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC).

 

Os documentos atualmente planejados pelo Grupo de Trabalho 1 do JCGM (JCGM/WG1) compreendem um documento introdutório, um documento sobre conceitos e princípios básicos, três suplementos ao GUM, e dois documentos relacionados ao uso de incerteza de medição no contexto de (a) conformidade com requisitos especificados e (b) aplicação do método dos mínimos quadrados1.

 

1 W. Bich, M.G. Cox, e P.M. Harris: Evolution of the 'Guide to the Expression of Uncertainty in Measurement', Metrologia 43 (4), S161-S166, 2006

 

Público Alvo

 

Cientistas, engenheiros, gestores, auditores, consultores, representantes e demais profissionais das universidades, agências governamentais, indústria e comércio, laboratórios de calibração e ensaios, e institutos nacionais de metrologia. Supõe-se que os participantes estejam familiarizados com o GUM.