.: Os produtores só têm a ganhar com o programa :.

Em entrevista ao site do MDIC, o ministro afirmou que os produtores só têm a ganhar com o Cerflor: “A certificação servirá de marketing para os produtos, mostrando aos consumidores que eles são produzidos de acordo com as leis ambientais. O governo tem um compromisso com a causa ambiental e, com o lançamento deste programa, isso fica mais claro. É um ato em que todos ganham e tem tudo para ser positivo”, disse Sergio Amaral, por ocasião do lançamento do Cerflor.

A Certificação Florestal atestará que as madeiras utilizadas pelas indústrias brasileiras, principalmente do setor de móveis, são colhidas dentro de critérios e padrões que respeitam o meio ambiente. Esse projeto, devido à sua importância econômica, foi uma das prioridades estratégicas do Fórum de Competitividade do setor, instalado em fevereiro do ano passado. De acordo com o secretário-executivo do MDIC, Benjamin Sicsú, o trabalho de certificação facilitará o reconhecimento internacional, pois já existem países que impõem restrições à importação de produtos que desrespeitem o meio ambiente.

As primeiras certificações florestais devem ocorrer até o final do ano, e serão feitas por entidades credenciadas pelo Inmetro.