.: Inmetro dá dicas para redução de consumo :.

Dicas de Consumo

Os equipamentos que trabalham com aquecimento são os responsáveis pelo maior consumo de energia em sua residência. Use-os moderadamente e com o máximo de aproveitamento. Exemplos: boiler elétrico, chuveiro elétrico, máquina de lavar roupas com aquecimento, máquina de lavar pratos, torradeiras, ar condicionado e outros.

Na hora de adquirir eletrodomésticos e lâmpadas fluorescentes verifique se possuem a etiqueta de consumo/eficiência e/ou o Selo Procel/Inmetro de desempenho, pois são os mais eficientes energeticamente.

Os percentuais de consumo, abaixo indicados, são valores médios e meramente informativos.

1 – Reduza o tempo de banho, principalmente se o sistema de aquecimento for elétrico, tais como boiler ou chuveiro elétrico. O tempo gasto por banho não deve ser superior a 8 minutos. Eles representam aproximadamente 25% da sua conta.

2 – Quando não estiver no ambiente, apague as luzes. Se possível, substitua por lâmpadas fluorescentes. As lâmpadas devem ser escolhidas conforme sua utilização. A branca fria é para ambientes como banheiros e áreas de serviço. A branca neutra deve ser utilizada na cozinha. Já a branca morna em quartos e salas. Elas representam aproximadamente 20% da sua conta.

3 – Refrigeradores e freezers devem ser abertos um mínimo possível. Beba, neste período de economia, água à temperatura ambiente. Não seque roupas atrás deles e mantenham afastados aproximadamente 20cm da parede. Verifique se a vedação está normal, para isso, usando uma lanterna comum, coloque-a, à noite, dentro do refrigerador e verifique se há vazamento de luz. Caso positivo, as borrachas não estão vedando corretamente seu equipamento, o que indica que é hora de substituir as borrachas. Cada um destes equipamentos representa aproximadamente 15% da sua conta.

4 – O ferro elétrico deve ser ligado apenas quando houver uma quantidade de roupas que justifique. Evite ligá-lo para passar apenas uma ou duas peças. Ele representa aproximadamente 5% da sua conta.

5 – O microondas também consome muita energia, use-o moderadamente. Se puder substitua seu uso pelo fogão a gás. Ele representa aproximadamente 10% da sua conta.

6 – O televisor responde em média por 10% do consumo. Logo, desligue-o quando não estiver no ambiente.

7 – Equipamentos que quando desligados ficam em stand by, ou seja, podem ser ligados por meio de controle remoto, devem ser desligados efetivamente, pois são responsáveis por até 5% do consumo.

8 – Residências que possuem ar condicionado, devem ter muita cautela no seu uso. Não deixe portas e janelas abertas, sele o melhor possível o ambiente em que estiver sendo usado. Este equipamento é responsável por quase 50% do consumo residencial.