.: Selos são referência de qualidade para o consumidor :.

O Selo Procel de Economia de Energia foi criado em 1994 com o objetivo de incentivar a fabricação de equipamentos mais competitivos. Três anos depois, foi criado o Selo Procel/Inmetro de Desempenho para certificar exclusivamente equipamentos e produtos de iluminação. Ambos são hoje uma referência para os consumidores que associam os selos à garantia de eficiência e qualidade.

Em sua edição 2001, o Selo Procel de Economia de Energia contempla 27 modelos de eletrodomésticos nas seguintes categorias: refrigeradores de uma porta e os combinados com congelador das marcas Bosch, Consul, Continental, Eletrolux, Brastemp e CCE; refrigeradores do tipo frost free e combinados frost free da Brastemp e da Eletrolux; congeladores horizontais da Consul, Eletrolux e Esmaltec; condicionadores de ar da Brastemp, Consul, Eletrolux e Springer. Além disso, foram certificados 52 motores elétricos das marcas Eberle, Kohlbach e Weg e concedidos selos a onze coletores de energia solar das marcas Pantho, Soletrol, Transen, Tuma Industrial e Polisol.

Já o Selo Procel/Inmetro de Desempenho agracia com a certificação em sua edição
2001 lâmpadas fluorescentes compactas e circulares das seguintes empresas: GE, Philips, Lupaquai, Osram, Sylvania, Avant, Chinvest, NKS, Trading Light, VR e Apolo Master. A cerimônia de entrega dos prêmios vai ocorrer na sede da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), em Brasília, com a presença do ministro das Minas e Energia, José Jorge, e dos presidentes do Inmetro, Armando Mariante, e da Eletrobrás, Cláudio Ávila da Silva.