-
1862
Lei Imperial nº 1.157 de 26 de junho de 1862 introduz o sistema métrico decimal no Brasil.
-
1875
"Quebra-Quilos" - Manifestações populares contrárias à adoção do novo sistema métrico decimal. Em 20 de maio de 1875 é assinado, em Paris, a Convenção do Metro, a origem da estrutura metrológica internacional. O Brasil não ratifica a criação do Bureau Internacional de Pesos e Medidas.
-
1933
Criação do Instituto de Tecnologia – IT, denominação alterada, em 1934, para Instituto Nacional de Tecnologia – INT. Em 1937, o Estado Novo define a estrutura organizacional e metrológica do Instituto, partilhando.
-
1961
Criação do Instituto Nacional de Pesos e Medidas – INPM, responsável pelas atividades de cunho metrológico nacionais de forma centralizada e independente das precárias estruturas dos Estados e Municípios.
-
1973
Lei 5.966 de 11 de dezembro de 1973 cria o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro, órgão executivo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Sinmetro.
-
1975
Início da construção do Laboratório Nacional de Metrologia – LNM, em Xerém. Convênio com a Fundação Coppetec institui projetos de capacitação de recursos humanos em metrologia e qualidade.
-
1981
Criação da Rede Nacional de Calibração/RNC. Lançamento do Programa Brasileiro de Etiquetagem – PBE.
-
1987
O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – PADCT, acordo de empréstimo entre o Governo Brasileiro e o Banco Mundial, permite o aparelhamento do LNM através do Programa de Tecnologia Industrial Básica –
-
1990
Promulgação do Código de Defesa do Consumidor – CDC. Lançamento do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade – PBQP. Inmetro passa a coordenar o Subgrupo de Trabalho (SGT) – 3 do Mercosul: Regulamentos Técnicos e Avaliação da
-
1992
Resolução do Conmetro reconhece a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT como o foro nacional privado de normalização, cabendo ao Inmetro atuar na regulamentação técnica.
-
1995
Implantação do Programa de Análise de Produtos . Em 14 de janeiro de 1998, convênio firmado entre a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro e o Inmetro cria o primeiro Curso Técnico em Metrologia da América Latina e o quarto do gênero no mundo.
-
2000
Inaugurada Divisão de Metrologia Química. Assinatura de Acordo de Reconhecimento Mútuo com o International Accreditation Cooperation – ILAC. Cientistas da Divisão de Metrologia Óptica estabelecem recorde mundial de medição de blocos padrão de 1 milímetro até 100 milímetros.
-
2001
Promulgada a Lei de Eficiência Energética. Lançamento do Portal do Consumidor, importante parceria na defesa dos direitos do consumidor.
-
2005
Criado o Comitê Brasileiro de Regulamentação – CBR, iniciativa pioneira que integra os Órgãos Regulamentadores e as Agências Reguladoras, facilitando o intercâmbio de informações e apoio técnico.
-
2006
Luiz Inácio Lula da Silva é o primeiro Presidente da República a visitar o campus do Inmetro. Produção do MRC para bioetanol. Inauguração da Divisão de Materiais dá início às pesquisas em nanotecnologia. Cooperação técnica com a Fiat Automóveis S.A. gera avanços em metrologia, tecnologia e inovação de motores e biocombustíveis.
-
2010
Inmetro recebe a Medalha Nacional do Mérito Científico e a Premiação e o Troféu Ouro do Prêmio Nacional da Gestão Pública – PQGF. Inauguração do Laboratório de Biotecnologia.
-
2012
Inaugurações do Complexo que integrará o Centro Laboratorial de Metrologia Biológica e o Banco de Patentes Biológicas do INPI, e do Laboratório de Engenharia Veicular (LEV) do Centro Técnico Científico da PUC-Rio, parceria firmada entre Inmetro, Petrobrás e PSA Peugeot-Citröen.
-
2015
Realização do Polo Inmetro-UFRJ, da Escola Técnica de Metrologia e do Centro de Educação Corporativa do Inmetro. Realização da Unidade de Massa de acordo com as novas definições em estudo e apresentadas nas próximas Conferências Gerais de Pesos e Medidas – CGPM.