.: Discussão do VIM e do Suplemento 1 do GUM :.

VIM
GUM
Como enviar comentários e sugestões sobre a versão em português do VIM
Siglário


O VIM

O VIM - "Vocabulaire International des Termes Fondamentaux et Generaux de Metrologie" / "International Vocabulary of Basic and General Terms in Metrology" (Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia) é uma publicação tradicional que uniformiza os termos usados em metrologia nos diversos países.

Para que um vocabulário técnico possa ter ampla aplicação nos diversos países é conveniente que seja organizado com amplo consenso internacional e traduzido para as diversas línguas faladas nesses países.

A primeira edição do VIM foi organizada por uma comissão que incluía representantes das seguintes organizações: BIPM, IEC, ISO e OIML e foi publicada pela ISO, em francês e Inglês, em 1984.

Esta primeira edição foi traduzida para o português e, por força da Portaria Inmetro nº 102, de 10 de junho de 1988, passou a ser adotada oficialmente no Brasil.

A segunda edição do VIM foi organizada por uma comissão que incluía representantes das seguintes organizações: BIPM, IEC, ISO, OIML, IFCC, IUPAC e IUPAP e foi publicado pela ISO, em francês e Inglês, em 1993. Esta segunda edição foi traduzida para o português (Brasil) e, por força da Portaria Inmetro nº 029, de 10 de março de 1995, passou a ser adotada oficialmente no Brasil. Esta tradução, em sua terceira edição, publicada pelo Inmetro em 2003, pode ser adquirida na versão impressa ou obtida gratuitamente na versão digital através do site do Inmetro.

A evolução das atividades em metrologia, particularmente o amplo uso do "Guia para a Expressão da Incerteza de Medição", conhecido como GUM; a criação de diversos acordos de reconhecimento mútuo (MRAs); a expansão do campo de atuação dos organismos de acreditação de laboratórios e sua coordenação internacional através da ILAC; e o aumento do número de normas no campo da gestão da Qualidade, criadas pela ISO, e sua ampla utilização, exigem uma ampla revisão e reformulação da 2ª edição de 1993.

Assim, o JCGM preparou, em abril de 2004, uma versão preliminar para o "novo VIM" que deverá, uma vez obtendo sua aprovação final por parte do JCGM, constituir a 3ª edição do VIM. Esta versão preliminar do "novo VIM" está sendo encaminhada às instituições que participam do JCGM para receberem sugestões. Assim, o BIPM, antes de se manifestar, decidiu enviar cópia da versão preliminar do "novo VIM" aos Institutos Nacionais de Metrologia dos países signatários da Convenção do Metro para receberem sugestões. As outras instituições participantes do JCGM poderão tomar atitude análoga em relação a seus "associados".

Há alguns anos o CIPM, como organismo internacional, respaldado por um tratado diplomático assinado por mais de 50 países, atendendo a sua missão de promover uma ação coordenada das diversas organizações atuantes no campo da metrologia, instituiu o "Joint Committee for Guides in Metrology" (Comitê Conjunto para Guias em Metrologia)- JCGM.

O GUM
(versão original 1995)

O GUM - "Guide to the Expression of Uncertainty in Measurements" (Guia para a Expressão da Incerteza de Medição) é um guia que teve origem em 1977 com uma solicitação do CIPM, a mais alta autoridade mundial em metrologia, para que o BIPM empreendesse um estudo e fizesse propostas para resolver a falta de consenso relativa à expressão da incerteza nas medições. O BIPM promoveu uma consulta junto a 32 Institutos Nacionais de Metrologia, tendo recebido contribuições de 21 Institutos.

Com base nos resultados da consulta e das recomendações do grupo de trabalho estabelecido pelo BIPM, com a participação de especialistas 11 laboratórios, o CIPM solicitou em 1981 que a ISO promovesse a elaboração de um guia detalhado que fornecesse regras para a expressão da incerteza nas medições. A ISO encarregou o ISO/TAG 4 que coordenava as diretrizes em tópicos referentes a medições. O ISO/TAG 4, por sua vez, criou o grupo de trabalho WG 3 com o seguinte termo de referência:

Desenvolver um documento de orientação baseado nas recomendações do grupo de trabalho do BIPM, relativo à Declaração da Incerteza, e que forneça regras referentes à expressão da incerteza de medições para uso em padronização, calibração, acreditação de laboratórios e serviços metrológicos.

O objetivo desta orientação é:

- Promover a informação completa sobre como se chegou à declaração da incerteza;
- Fornecer uma base para a comparação internacional de resultados de medições.

O Guia foi preparado por um grupo de trabalho formado por especialistas representando o BIPM, a IEC, a ISO, e a OIML.
Foi publicado em 1993 e reimpresso, em versão corrigida, em 1995 com o apoio e em nome das sete organizações seguintes: BIPM; IEC ;IFCC; ISO; IUPAC; IUPAP; OIML.

O GUM foi traduzido para diversas línguas sendo que a versão em português (Brasil) "Guia para a Expressão da Incerteza de Medição", foi publicada em três edições com sucessivos aperfeiçoamentos. A 1ª em 1997, a 2ª em 1998 e a 3ª, publicada em 2003, em conjunto pelo Inmetro e ABNT, podendo ser adquirida através dos sites do Inmetro e da ABNT.

Este Guia é a referência nacional para a declaração da incerteza de medição e deve ser seguido em todos documentos e certificados de calibração emitidos pelos laboratórios acreditados pelo Inmetro.

Outros métodos complementares ao GUM

O GUM fornece um roteiro seguro e bastante completo para a declaração da Incerteza de Medição. Entretanto em casos especiais, como quando a incerteza é grande ou assimétrica e quando as correlações entre as diferentes medições são de difícil caracterização, os métodos analíticos podem não ser adequados. O GUM trabalha basicamente com a propagação das incertezas, em que cada uma das incertezas das grandezas de entrada é caracterizada por parâmetros convenientes e a propagação das incertezas é tratada analiticamente, freqüentemente envolvendo aproximações que em alguns casos podem não ser aceitáveis, como ressaltado no próprio GUM.

Nestes casos pode-se recorrer a métodos numéricos, dentre os quais o Método de Monte Carlo. Usando este método a incerteza de uma medição é obtida através da propagação das distribuições que caracterizam as distribuições das grandezas de entrada. A partir da distribuição da grandeza de saída se pode obter sua incerteza.

Apesar do GUM ter por objetivo tratar dos casos mais gerais e não cobrir situações muito específicas, que necessitam o desenvolvimento de metodologias próprias, os métodos numéricos são muito potentes e tem características gerais que podem ser aplicadas em muitas situações. Assim, dentro do mesmo espírito que orientou a criação do GUM, sentiu-se a necessidade de complementá-lo com diretrizes específicas para estes métodos, tornando sua aplicação mais uniforme e regulamentada.

Assim, o JCGM/CIPM através do grupo de trabalho WG1, encarregado de acompanhar a evolução do GUM, decidiu produzir um guia específico para tratar de métodos numéricos, ao invés de rever ou atualizar o GUM, conforme se pode verificar pelo termo de referência do WG1

 

Como enviar comentários e sugestões sobre a versão em português do VIM

Atendendo o anseio da comunidade metrológica, a Diretoria de Metrologia Científica e Industrial (Dimci) do Inmetro coordenou a tradução para o português do "International vocabulary of metrology - Basic and general concepts and associated terms" (VIM) - JCGM 200:2008 e elaborou a versão preliminar, não oficial, que está sendo disponibilizada para consulta pública.

Trata-se do documento denominado "Vocabulário internacional de metrologia - Conceitos fundamentais e gerais e termos associados" (VIM).

Estaremos recebendo comentários e sugestões até o dia 31 de março de 2009, através do email jcoliveira@inmetro.gov.br. 

Siglário

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas
BIPM - Bureau Internacional de Pesos e Medidas
CGPM - Conferência Geral de Pesos e Medidas
CIPM - Comitê Internacional de Pesos e Medidas
DIMCI - Diretoria de Metrologia Científica e Industrial/Inmetro
IEC - Comissão Eletrotécnica Internacional
ISO - Organização Internacional de Normalização
ISO/TAG 4 - Grupo de Trabalho Assessor em Metrologia
ISO/TAG 4/WG3 - Grupo de Trabalho 3 - GUM
IUPAC - União Internacional de Química Pura e Aplicada
IUPAP - União Internacional de Física Pura e Aplicada
JCGM/BIPM - Comitê Conjunto para Guias em Metrologia
JCGM/WG 1 - Grupo de trabalho 1 do JCGM - GUM
JCGM/WG 2 - Grupo de trabalho 2 do JCGM - VIM
GUM - Guia para a Expressão da Incerteza de Medição
MRA - Acordo de reconhecimento Mútuo
NMI - Instituto Nacional de Metrologia
VIM - Vocabulário Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia