.: Núcleo de Laboratório de Eletroquímica - Label :.

O Núcleo de Laboratório de Eletroquímica (Label) tem como missão produzir e certificar materiais de referência para os parâmetros pH, condutividade eletrolítica e quantidade de substância (padrões primários) e participar de comparações internacionais de medição com demais institutos nacionais de metrologia (INM). A certificação dos materiais de referência é feita através dos três sistemas primários de medição, implantados no período de 2003 a 2007, e a utilização desses materiais é importante para prover rastreabilidade e confiabilidade às medições realizadas em diversos laboratórios do país. A participação em comparações internacionais, tanto no âmbito do Comitê Consultivo para Quantidade de Substância (CCQM) quanto do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM), é importante na garantia da comparabilidade dos resultados das medições realizadas pelo Label. O Label também participa de comitês técnicos e da organização de ensaios de proficiência na área de eletroquímica e dissemina o conhecimento da Metrologia em Eletroquímica ministrando palestras, seminários e cursos, participando de congressos e publicando artigos em revistas científicas.

As linhas de pesquisa do Laboratório

  • Medição primária de pH;
  • Medição primária de condutividade eletrolítica;
  • Determinação da pureza de padrões primários por coulometria;
  • Desenvolvimento de material de referência certificado (MRC);
  • Potenciometria;
  • Voltametria;
  • Titulometria;
  • Sensores eletroquímicos;
  • Instrumentação e automação.

Infraestrutra

O Label possui três sistemas primários de medição (pH, condutividade eletrolítica e coulometria), medidores de pH/pX (íon seletivo) e condutividade eletrolítica, dois sistemas automáticos de titulação volumétrica/potenciométrica, três potenciostato/galvanostato (técnicas voltamétricas), quatro balanças eletrônicas (de precisão, semianalítica, analítica e microanalítica), um sistema de purificação de água (produção de água desionizada) e climatização com condições ambientais controladas.

 

Comparações internacionais 

O Label participa periodicamente de comparações internacionais de medição (comparações chave), demonstrando suas competências em medição e calibração (CMC) na área de eletroquímica, as quais são reconhecidas pelo CCQM.

Ensaios de Proficiência 

O Label, através do Programa de Ensaios de Proficiência da Dimci (PEP-Dimci), participa da coordenação periódica de ensaios de proficiência, em âmbito nacional, para medições de pH e condutividade eletrolítica. Informações sobre os ensaios de proficiência já realizados estão disponíveis no link a seguir: http://www.inmetro.gov.br/metcientifica/ensaioProficiencia.asp

Serviços / Materiais de Referência Certificados 

O Label produz alguns dos MRC disponibilizados pelo Inmetro. A lista com os MRC disponíveis pode ser consultada no link a seguir: http://www.inmetro.gov.br/metcientifica/formularios/form_mrc.asp

Contato Técnico

Divisão de Metrologia Química e Térmica – Dimqt
Av. Nossa Senhora das Graças, 50 – Xerém – Duque de Caxias
Rio de Janeiro – Brasil
Telefones: +55-21-2679-9134
E-mail: label@inmetro.gov.br