.: Links de padrões de referência :.

A importância da medição de pH

A determinação do pH, grau de acidez ou de alcalinidade, é uma das técnicas analíticas mais realizadas em laboratórios de controle de qualidade de indústrias químicas, de alimentos, bebidas, cosméticas, farmacêuticas, em laboratórios de pesquisa, de análises clínicas, na biotecnologia e no controle da preservação do meio ambiente. Devido à necessidade do fornecimento da rastreabilidade às citadas medições, que garantem a sua confiabilidade e exatidão.

Fornecimento da rastreabilidade

O sistema irá garantir a rastreabilidade às medições de pH, promovendo a melhoria da qualidade dos produtos e assim, a competitividade das indústrias brasileiras, além de evitar possíveis barreiras técnicas. Desde a implantação do sistema primário de medição de pH o Inmetro vem participando de intercomparações piloto e chave tanto em nível nacional quanto internacional. Uma intercomparações piloto e chave.

Condutividade

A medição da condutividade eletrolítica em meios aquosos é uma técnica analítica muito utilizada em várias áreas da ciência e tecnologia, e é uma rotina nos laboratórios de análises químicas, sendo importante em vários campos de aplicação, tais como as áreas da saúde humana, biotecnologia, proteção ambiental, entre outros.

Por se constituir em uma medição executada em larga escala, a comparabilidade e uniformidade das medições de condutividade ganham grande importância. Medições confiáveis da condutividade eletrolítica são possíveis usando-se medidores de condutividade calibrados com soluções padrão certificadas.

Benefícios

Avanços e melhorias do conhecimento referentes à operação e construção do sistema primário de medição da condutividade eletrolítica e na área de produção de materiais de referência serão obtidos através da pesquisa científica. A implantação do sistema primário de medição da condutividade eletrolítica no Inmetro, único na América do Sul, representa um avanço tecnológico significante para o País.

A produção de materiais de referência para a calibração de medidores de condutividade e para medições de baixa condutividade implicará num aumento da qualidade de vários produtos industrializados, como por exemplo, petróleo e derivados, área essa que elevará o PIB brasileiro de 1,5% a 3,5% nos próximos anos; aumentando também as exportações, gerando uma melhora na qualidade de vida e bem-estar do cidadão. Além disso, medições confiáveis da condutividade eletrolítica são ferramentas primordiais para a proteção do meio ambiente.

Padrões Primários

do cloreto, do lítio e do potássio em análises clínicas; do fosfato (agricultura); salinidade da água do mar e, ainda, será utilizada na dosagem do ácido clorídrico utilizado no sistema de medição primário de pH da Divisão de Metrologia Química do Inmetro.

Benefícios

O melhor conhecimento da produção de materiais puros através de pesquisa e desenvolvimento dos métodos primários de medição irá diminuir a estimativa da incerteza dos materiais de referência, gerar publicações técnicas e científicas em periódicos nacionais e estrangeiros; melhorar a qualidade dos sais utilizados no setor da saúde (NaCl do soro fisiológico), das medições de condutividade eletrolítica (pureza do KCl), e das medições de pH do sistema primário (HCl e soluções tampão) e na proteção do meio ambiente (salinidade), o que irá contribuir para a melhoria da qualidade dos produtos industrializados, o aumento das exportações, afetando positivamente na saúde e na qualidade de vida do cidadão.