.: Laboratório de Dispositivos Orgânicos (Lador) :.

O Laboratório de Dispositivos Orgânicos possui tecnologia de última geração para a produção e caracterização de filmes finos orgânicos e inorgânicos que compõem as diversas camadas utilizadas na fabricação dos dispositivos orgânicos, tais como: dispositivos emissores de luz (OLEDs), dispositivos fotovoltaicos, sensores, transistores, etc. A tecnologia dos dispositivos orgânicos é altamente promissora, constituindo o futuro de displays e fontes de iluminação altamente eficientes e produção de energia limpa e renovável.

Infraestrutura

O Lador conta com um sistema especial de deposição para dispositivos orgânicos eletroluminescentes. Um dos diferenciais deste sistema é a utilização de duas câmaras de alto vácuo, conectadas entre si por uma pré-câmara (load-lock), duas glove-boxes e dois manipuladores. Desta forma é possível produzir e realizar a caracterização dos dispositivos orgânicos em atmosfera controlada. Na pré-câmara está alocado, também, um sistema de máscaras metálicas utilizadas para a produção de diferentes dispositivos. Uma das câmaras de alto vácuo é utilizada para a deposição de metais e óxidos por duas técnicas: térmica resistiva e pulverização catódica assistida por plasma (rf-magnetron-sputtering). A segunda câmara é utilizada para a deposição dos orgânicos através de fontes térmicas. Ambas as câmaras podem ser utilizadas independentemente, permitindo uma grande flexibilidade na utilização do equipamento. O sistema é completamente controlado por computadores com um software de última geração. É importante ressaltar que este sistema permite um controle metrológico das espessuras dos filmes depositados. É possível controlar taxas de deposição inferiores a 0.5 Å/s com uma variação menor do que 5 %. Tal controle permite a obtenção de filmes com espessuras bem definidas e alta reprodutibilidade.

Linhas de Pesquisa

  • Pesquisa metrológica em filmes finos orgânicos, metálicos e cerâmicos para aplicação em eletrônica orgânica;
  • Pesquisa metrológica no campo dos dispositivos orgânicos emissores de luz, tais como: OLEDs, PLEDs, sensores, iluminação de estado sólido;
  • Pesquisa metrológica no campo dos dispositivos fotovoltaicos orgânicos (OPV).