.: Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes (LNMRI) do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD/CNEN) :.

Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes (LNMRI)O Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes (LNMRI) vinculado ao Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), é responsável por designação do Inmetro, desde 2002, pela guarda e disseminação dos padrões nacionais das unidades SI das grandezas físicas kerma (kinetic energy released per unit mass), fluência, equivalente de dose, dose absorvida e atividade para as várias aplicações das radiações ionizantes na indústria, na medicina e em outros campos.

O LNMRI, integra, desde 1976, a Rede de Laboratórios de Dosimetria Padrão Secundário (SSDL Network) da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) e da Organização Mundial da Saúde (WHO).

O Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) evoluiu a partir de 1972, ano de sua instalação na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ, de um pequeno laboratório de dosimetria para um centro de referência nacional e internacional nas áreas de Radioproteção, Dosimetria e Metrologia das Radiações Ionizantes.

As instalações do Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes ocupam uma área de 1.713 m² distribuídas em 24 laboratórios e áreas de apoio preparados para a calibração de fontes e substâncias radioativas, emissores alfa, beta, beta-gama e gama, calibração de monitores de área, monitores pessoais, dosímetros clínicos, câmaras de ionização e outros instrumentos de medição de radiações ionizantes, para feixes de radiação beta, X, gama e nêutrons, realização de programas de intercomparação e de pesquisa e desenvolvimento.

Os principais projetos a seguir visam, principalmente, à implantação da padronização primária no País, resultando na redução das incertezas de medição:

  • Determinação de parâmetros nucleares de decaimento de radionuclídeos;
  • Padronização de atividade de fonte radioativas por métodos absolutos;
  • Padronização primária em termos de kerma no ar e padronização secundária em termos de dose na água em Radioterapia;
  • Padronização primária em termos de fluência de nêutrons;
  • Padronização secundária em termos de kerma no ar nas áreas de radiodiagnóstico, radioproteção e braquiterapia;
  • Desenvolvimento de padrões ambientais na forma de materiais de referência certificada.

Conheça o site do Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes:
http://lnmri.ird.gov.br/

Veja Também:

Divisão Serviço da Hora do Observatório Nacional (DSHO/ON)