Portal do Governo Brasileiro
Página InicialLaboratóriosLaboratórios de Metrologia Elétrica

  

.: Laboratórios de Metrologia Elétrica :.

Laboratório de Metrologia em alta Tensão - Lamat

O Lamat tem a missão de proporcionar a rastreabilidade para medições em alta tensão alternada (AC) e contínua (DC), alta corrente alternada (AC) e capacitâncias em alta tensão. O Lamat mantém padrões de relação de tensão (AC/DC), padrões de relação de corrente (AC), capacitância em alta tensão e pontes de medição e comparações em corrente e capacitância. Oferece também serviços de calibração de instrumentos de alta tensão e alta corrente, tais como fontes, divisores, transformadores de potencial e de corrente, quilovoltímetros, bobina de corrente, amperímetro alicate, capacitores de alta tensão e fator de dissipação.

Alta Tensão em Corrente Alternada

A rastreabilidade da unidade de tensão alternada até 200 kV é garantida através da calibração do divisor de alta tensão, do transformador de potencial, da ponte de medição de transformadores de potencial, do divisor eletrônico e dos capacitores a ar, nas frequências de 50 Hz e 60 Hz, no PhysikalischTechnische Bundesanstalt (PTB).

http://www.inmetro.gov.br/metcientifica/eletrica/img/Latra_clip_image002.gif
Figura 1 - Sistema de Referência em Alta Tensão AC

Sistema de Referência em Capacitância e Fator de Dissipação

O Sistema de Referência em Capacitância e Fator de dissipação é composto por capacitor a gás SF6, padrão de fator de dissipação e pontes automatizadas de capacitância, fabricantes Tettex e MIL (Measurements International); tem seus componentes calibrados individualmente pelo Lacin e PTB e é utilizado para calibrar por comparação em alta tensão, capacitores na faixa de 10 pF to 10 nF e fator de dissipação (tan) na faixa de 0,000025 a 0,0001.

http://www.inmetro.gov.br/metcientifica/eletrica/img/Latra_clip_image004.gif http://www.inmetro.gov.br/metcientifica/eletrica/img/Latra_clip_image006.gif
Figuras 2 - Pontes Automatizadas de Capacitância e Fator de Dissipação

 

Alta Tensão em Corrente Contínua

O Lamat mantém a unidade de tensão DC através de seu Sistema de Referência em Alta Tensão DC. O Sistema de Referência em Alta Tensão DC é composto por divisor resistivo, fabricante NMI - Austrália, e multímetros com 8 ½ dígitos, fabricante Agilent. Este Sistema de Referência em Alta Tensão DC, tem seus componentes rastreados ao NMI-Austrália e ao Latce. Esse sistema, semiautomatizado, é utilizado para calibrar, por comparação, divisores resistivos, quilovoltímetros, hipots, pontas de prova e outros sistemas de medição.

http://www.inmetro.gov.br/metcientifica/eletrica/img/Latra_clip_image008.gif
Figura 3 - Sistema de Referência em Alta Tensão DC

Alta Corrente em Corrente Alternada

O Lamat mantém a unidade de corrente AC através de seu sistema de referência em alta corrente.O Sistema de Referência em Alta Corrente AC é composto por ponte comparadora de medição de erros de relação e defasamento angular e transformadores de corrente padrão, todos do fabricante Tettex. Este Sistema de Referência em Alta Corrente tem seus componentes calibrados individualmente pelo PTB e é utilizado para calibrar por comparação, transformadores de corrente, amperímetros alicate e para caracterizar bobinas de corrente.

http://www.inmetro.gov.br/metcientifica/eletrica/img/Latra_clip_image010.gif
Figura 4 - Sistema de Referência em Alta Corrente AC

Comparação Interlaboratorial Internacional

Comparação interlaboratorial em transformadores de corrente no âmbito do SIM - SIM Supplementary Comparison of 50/60 Hz Current transformers – Proposed comparison identifier: SIM.EM-S8, em andamento.

Comparações Interlaboratoriais Nacionais

 O Lamat-Inmetro está participando de uma intercomparação entre padrões para alta tensão em corrente alternada (ATCA) em 10 kV, com o Cepel-Eletrobrás e outras empresas. Esta intercomparação está sendo coordenada pela Dicep

Linhas de Pesquisa

Projeto 1: Implementação de Referência Metrológica em Alta Tensão Contínua no Laboratório de Metrologia em Alta Tensão

Este projeto tem por objetivo proporcionar ao setor elétrico brasileiro referências metrológicas para as medidas de tensão contínua em alta tensão. As referências metrológicas, com boa qualidade e alta exatidão, oriundas dessas atividades, permitirão às concessionárias do setor elétrico e fabricantes um melhor conhecimento de seus sistemas e equipamentos. Este projeto, já em fase conclusiva, contou com o com apoio técnico do Australian Government National Measurement Institute (NMI).

Projeto 2: Automação de Sistemas de Medição de Alta Corrente e Alta Tensão

O projeto tem por objetivo submeter os equipamentos que compõem cada sistema a uma única linguagem de programação, o Labview, onde a calibração, o tratamento de dados e a certificação serão realizados automaticamente, aumentando o escopo dos trabalhos, pois a demanda tem sido crescente. Com isso será possível elaborar novos procedimentos para ensaios, calibrações e futuramente auxiliar concessionárias e fabricantes. O projeto passa pela viabilização de uma infra-estrutura, capacitação de pessoal e laboratorial, para assim implementar a automatização e rastreamento dos sistemas de medição em alta corrente e alta tensão, permitindo aumentar a qualidade dos serviços em um menor tempo.

Projeto 3: Rasreabilidade em alta tensão e alta corrente na frequência de 50 Hz.

O projeto “Rastreabilidade em alta tensão e alta corrente na frequência de 50 Hz”, tem por objetivo a viabilização de uma infraestrutura, capacitação de pessoal e laboratorial na área de tensão e corrente alternada do Laboratório de Metrologia em Alta Tensão, da Divisão de Metrologia Elétrica. O referido projeto de pesquisa proporcionará ao setor elétrico brasileiro referências metrológicas de boa exatidão, além de permitir às concessionárias e fabricantes um melhor conhecimento de seus sistemas e equipamentos e preencher uma grande lacuna na área de calibração de equipamentos em tensão e corrente alternada em 50 Hz, cuja demanda tem sido crescente ao longo dos últimos anos, permitindo calibrações, que fazem parte do escopo dos trabalhos do Lamat, e são realizadas de forma parcial por falta de rastreabilidade.

Projeto 4: Padronização Primária em Alta Tensão CA

O projeto de Padronização Primária em Alta Tensão CA, tem por objetivo do projeto é realizar pesquisa visando dotar o Inmetro/Lamat de padronização primária em alta tensão CA, elevando o nível de confiabilidade metrológica, reduzindo as incertezas associadas ao processo de medição de padrões e instrumentos relacionados a essa unidade e posicionar o Inmetro no patamar dos institutos nacionais de metrologia que já são consagrados na geração e disseminação dessa grandeza. A consolidação da padronização primária em alta tensão CA possibilitará ao Inmetro prover a rastreabilidade de seus padrões de trabalho sem a necessidade de outro instituto metrológico (PTB; INTI; NMI) calibrar seus padrões de referência, atualmente caracterizados por: divisor capacitivo (1capacitor a gás + 3 capacitores a ar + divisor eletrônico); ponte para medição de transformador de potencial; 5 divisores indutivos. A padronização primária em alta tensão CA viabilizará a participação do Inmetro nas comparações-chave, organizadas pelo BIPM, com outros institutos nacionais de metrologia, fortalecendo a participação do País nas atividades internacionais relacionadas à Metrologia e Qualidade, além de promover o intercâmbio com entidades e organismos estrangeiros.

Serviços

Consulte o site de serviços do Lamat nos seguintes endereços:

http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/servicos/calibDiele.asp#Lamat

Rastreabilidade em Metrologia Elétrica – Diagramas

Contato

Chefe do Laboratório: Patrícia Cals de Oliveira Vitorio
Endereço: Av. Nossa Senhora das Graças, 50 –Xerém
Duque de Caxias - RJ - CEP: 25250-020
Tel: (021) 2679-9095/ 2679-3395
Fax: (021) 2145-3236
Email: lamat@inmetro.gov.br

 


Calibração
Documentos Necessários para Acreditação
Editais para Credenciamento de Avaliadores e Especialistas
Ensaio
EPTIS Informações sobre provedores brasileiros e de outros países
Produção Intelectual
Programas da Comissões Técnicas da Cgcre
Programas do PEP Dimci do Inmetro


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY