.: Divisão de Metrologia em Telecomunicações – Ditel :.
A Ditel foi criada em 2008 com o objetivo de dar suporte à indústria brasileira de telecomunicações e informática no desenvolvimento de sistemas de comunicação, na tecnologia de informação e aos órgãos reguladores na avaliação de conformidade de equipamentos de telecomunicações. Os pesquisadores da Ditel estão desenvolvendo pesquisas em diferentes áreas de telecomunicações e em tecnologia da informação, as quais configuram as atividades de pesquisa distribuídas em três áreas de atuação. Esta segmentação formará a base para estruturação dos laboratórios desta Divisão: Telecomunicações, Comunicações Ópticas e Informática
A Ditel está localizada nos Prédios 2 e 6 no campus do Inmetro em Xerém.
|
|
Vista do Prédio 2 |
Vista do Prédio 6 |
Telecomunicações
Esta área tem como objetivo atender as demandas oriundas do surgimento de novas tecnologias de comunicações sem fio, particularmente em sistemas de acesso sem fio em banda larga fixos e móveis (Wi-Fi, WiMax, LTE), em sistemas de TV e Rádio Digital (medições de cobertura, obtenção de características de propagação, aferição de desempenho), na análise de receptores de TV Digital, e em comunicações ópticas em espaço livre.
Linhas de pesquisa
- Tecnologias em Comunicações Sem Fio
- Avaliação de desempenho em receptores de TV Digital
- Cobertura e características de propagação do sinal de TV Digital
A infra-estrutura atual dispõe de equipamentos para realização de medições em campo e de bancada de diferentes serviços de comunicação. Os equipamentos são o gerador de sinal vetorial, gerador de sinal de TV Digital, analisador de espectro programável, analisador de espectro com módulos de TV Digital, analisador de espectro portátil. Para medidas em campo a Divisão conta com uma unidade móvel totalmente equipada, com mastro extensível para antena, estabilizadores e grupo gerador, além dos equipamentos de medições.
|
|
Equipamentos de medições do sistema de TV Digital |
Unidade móvel para medições em campo |
Comunicações Ópticas
Esta área tem como atividades o desenvolvimento de padrões metrológicos para a dispersão dos modos de polarização (PMD) em fibras ópticas, padrões e procedimentos utilizados na calibração de equipamentos de reflectometria óptica no domínio do tempo (OTDR), métodos para caracterização de novos tipos de fibras ópticas e dispositivos fotônicos e a caracterização de um sistema de medição da eficiência quântica absoluta de fotodetetores.
Linhas de Pesquisa
- Efeitos da PMD nas Comunicações Ópticas
- Sensoriamento por fibras ópticas
Os equipamentos utilizados são o analisador de espectro óptico, máquina de fusão de fibra óptica, analisador de polarização com laser sintonizável, analisador de PMD dom fonte de luz, padrão de PMD e conjunto para medida de potência óptica.

Equipamentos de Comunicações Ópticas
Informática
Nesta área são desenvolvidas ferramentas de software para simulação e automação de medidas. Destaca-se o desenvolvimento de métodos, técnicas e soluções para a validação de software embarcado, particularmente em medidores de energia elétrica; avaliação protocolos, algoritmos e aplicativos de software.
Linhas de pesquisa
- Validação de software para metrologia legal
- Verificação de integridade e autenticidade de software
- Proteção de software: ofuscação de código e marcas d’água
- Qualidade e Segurança de Software
- Tecnologia de Redes
Contato:
Rodolfo Saboia Lima de Souza – Chefe da Divisão
Endereço: Av. Nossa Senhora das Graças, 50 – Xerém
Duque de Caxias – RJ – CEP 25250-020
Tel.:(021) 2679-9072
E-mail: rssouza@inmetro.gov.br
|