.: Informações sobre o EPTIS  Base de Dados de Provedores de Ensaios de Proficiência :.


O que é o EPTIS
Coordenação do EPTIS nas Américas e no Brasil
Como cadastrar um provedor de ensaios de proficiência no EPTIS
Contatos no EPTIS no Brasil

 

 

O que é o EPTIS

O EPTIS é uma base de dados estabelecida em 2000, na Europa, reunindo inicialmente provedores de ensaios de proficiência de 16 países da região. Desde então os Coordenadores do EPTIS tem procurado ampliar seu campo de atuação para outros países e regiões, iniciativa esta que conta com o apoio de importantes instituições internacionais representativas dos laboratórios de ensaios e calibração, bem como da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC) e outras cooperações de acreditação.

Com o objetivo de facilitar o acesso a informações sobre ensaios de proficiência, em 2006 a Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC) passou a integrar o banco de dados EPTIS sobre provedores de ensaios de proficiência (www.eptis.bam.de). Por meio de um projeto da IAAC, financiado com recursos do Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB) e liderado pelo Subcomitê de Laboratórios da IAAC, presidido pela Coordenação Geral de Credenciamento (Cgcre) do Inmetro, os provedores de ensaios de proficiência do Canadá, Caribe,  América Central e da América do Sul podem ser ao EPTIS facilitando aos laboratórios o acesso a informações sobre os programas disponíveis na região.

 

Coordenação do EPTIS nas Américas e no Brasil

A Coordenação Regional da IAAC para o EPTIS é gerenciada pela Diretoria de Metrologia Científica e Industrial (Dimci) do Inmetro. Esta Coordenação Regional é composta de um Coordenador, M.Sc. Paulo Roberto da Fonseca Santos, da Dimci/Inmetro, por uma secretaria, sendo apoiado por Representantes Nacionais em cada um dos países da região, responsáveis pelo cadastro dos provedores de ensaio de proficiência em seu país.  A Dimci/Inmetro será ainda responsável pelo cadastro dos provedores de ensaios de proficiência brasileiros.

Veja informações sobre a Coordenação do EPTIS na IAAC no documento: IAAC PR 019.

 

Como cadastrar um provedor de ensaios de proficiência no EPTIS

O EPTIS é aberto a qualquer provedor de ensaio de proficiência da região, que queira incluir seus programas no banco de dados, desde que o programa seja operado em bases regulares ou que, tenha sido realizado ao menos uma vez e haja a intenção de repeti-lo nos próximos dois anos. A Coordenação Regional da IAAC para o EPTIS iniciou o cadastro de provedores da região em 02 de janeiro de 2006. Para cadastrar seus programas o provedor deverá preencher dois questionários disponíveis no site do EPTIS, no Link “ PT Services” opção “Submit PT scheme”. As instruções para o preenchimento do questionário estão disponíveis no próprio EPTIS; veja também instruções em português. Qualquer dúvida poderá ser esclarecida com o Representante Nacional Brasileiro em: eptis-iaac@inmetro.gov.br.

O cadastro de um  provedor no EPTIS fornece aos seus clientes informações técnicas sobre os seus programas, bem como sobre o seu sistema de gestão da qualidade. Cabe ressaltar que a inclusão de um provedor ou um programa de ensaios de proficiência no EPTIS ou nesta página não implica em sua aprovação formal por parte dos Coordenadores do EPTIS, da IAAC, da Cgcre/Inmetro, ou da Dimci/Inmetro.

Contatos no EPTIS no Brasil

Coordenador Regional da IAAC para o EPTIS e Representante Nacional para o EPTIS no Brasil
Paulo Roberto da Fonseca Santos

Secretaria da Coordenação Regional da IAAC para o EPTIS
Damares da Silva Santos

E-mail: eptis-iaac@inmetro.gov.br
Telefone: 21 2679-9745