![]() ![]() .: Incubadora de Projetos Tecnológicos e Empresas do Inmetro :.
A Incubadora de Projetos Tecnológicos e de Empresas, uma das práticas do Inmetro de inovação colaborativa, acolhe projetos de startups e empresas já consolidadas no mercado, que recebem a assistência de pesquisadores e técnicos da Instituição e acessam serviços especializados nas áreas de Acústica, Vibração e Ultrassom; Biotecnologia, Bioengenharia, Biologia Estrutural, Ciência Forense; Dinâmica de Fluidos; Elétrica; Fármacos; Materiais; Mecânica; Óptica; Química e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Uma vez selecionadas, as empresas podem ocupar uma sala de cerca de 25 m², além de contar, ainda, com apoio logístico que inclui instalações para videoconferência ao longo do período de incubação do projeto. O Edital 02/2014 estabelece os critérios e as condições para o processo seletivo de projetos tecnológicos candidatos à incubação em quatro modalidades:
Incubadora de Projetos Tecnológicos e de Empresas Contato Envie seu projeto de acordo com a Modalidade de Incubação:
Perguntas FrequentesO que é incubação de projetos? Diferentemente da incubação de empresas, a incubação de projetos trata a solução de problemas tecnológicos específicos, com o apoio de pesquisadores e meios laboratoriais demandados no seu desenvolvimento. O apoio se dá na esfera tecnológica e não na gestão da empresa e se destina a quaisquer empresas, nascentes ou já estabelecidas no mercado. Que tipos de projetos tecnológicos podem ser incubados na Incubadora do Inmetro? São admitidos os projetos tecnológicos que demandam o conhecimento e a competência do Inmetro, especialmente nas áreas de: Acústica, Vibração e Ultrassom; Biotecnologia, Bioengenharia, Biologia Estrutural, Ciência Forense; Dinâmica de Fluidos; Elétrica; Fármacos; Materiais; Mecânica; Óptica; Química e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Como o Inmetro pode apoiar meu projeto? O Inmetro possui mais de 50 laboratórios que realizam testes, ensaios e calibrações, além de produzir materiais de referência. Nesses laboratórios, trabalham cerca de 200 doutores e 300 mestres. Conforme acordado entre as partes, é possível que tanto as instalações laboratoriais quanto a mão de obra especializada da instituição auxiliem na resolução de problemas tecnológicos específicos. Além disso, a incubadora oferece espaço físico adequado ao desenvolvimento dos projetos, sala de videoconferência com equipamentos de ponta, sala de reunião e de treinamento para equipes das empresas incubadas. Qual é o período de incubação?
Como é o processo de seleção? A seleção se dá em atendimento ao Edital do Inmetro: análise da proposta de projeto; análise da viabilidade de apoio técnico, em conjunto com as áreas técnicas do Instituto. Os critérios classificatórios na análise das propostas são: viabilidade técnica para a parceria entre a Empresa e o Inmetro; propósito de inovação tecnológica; interesse social e econômico; capacidade financeira da empresa de sustentar o período de incubação e as atividades que lhe cabem durante a execução do projeto; e interesse de implantação de negócio no Parque Tecnológico, quando houver. O que deve conter na proposta de incubação do projeto a ser enviada no momento da inscrição? Na proposta de incubação, deverá ser identificado o proponente, a descrição do projeto tecnológico a ser desenvolvido, o pretendido apoio técnico do Inmetro, o problema tecnológico a ser focado, os recursos financeiros e humanos, além de outras informações de livre disposição, de interesse à caracterização do projeto e da cooperação técnica para a sua consecução Existe algum custo para a incubação do projeto? Sim. A incubada recolherá ao Inmetro, mensalmente, R$20,00, reajustados anualmente pelo IGP-M, por m² de espaço que ocupar na Incubadora. Esse valor cobrirá, ainda, os serviços de recepção, manutenção e limpeza das áreas comuns internas e externas, limpeza individual dos módulos utilizados pelas empresas incubadas, telefonia interna (ramal), fax, segurança, utilização da sala de videoconferência e de reuniões, internet, estacionamento e acesso à Biblioteca do Inmetro. Trimestralmente, o Inmetro cobrará, também, a remuneração devida à dedicação dos pesquisadores ao projeto, nos termos do Anexo 1 do Edital 02/2014. Onde se localiza a Incubadora e qual a sua distância até o centro do Rio de Janeiro e até aos aeroportos? A Incubadora está localizada no Campus do Inmetro, Avenida Nossa Senhora das Graças, nº 50, Prédio 32, em Xerém/Duque de Caxias, que fica a 40 km do Centro do Rio de Janeiro, a 38 km do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), a 45 km do Aeroporto Santos Dumont e a 20 km de Petrópolis. A localização da Incubadora é estratégica, pois está a 10 km do Arco Metropolitano do Rio de Janeiro, que liga o pólo siderúrgico da Zona Oeste do Rio de Janeiro ao Porto de Itaguaí e interliga as saídas rodoviárias para sete estados brasileiros. |