.: Datas Importantes na História da Metrologia e do Inmetro :.

2012

- Inmetro certifica redes de 80 municípios do projeto Cidades Digitais, do Ministério das Comunicações. O objetivo é melhorar o acesso da comunidade aos serviços prestados pelos governos municipal, estadual e federal.

- A coordenação geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) recebe visita de sete avaliadores de pares de organismos de acreditação congêneres. A avaliação visa à manutenção dos acordos de reconhecimento multilaterais como IAAC, IAF e ILAC.

- O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular chega a sua 4ª edição, com o objetivo de permitir que o consumidor compare a eficiência energética de veículos de uma mesma categoria.

- O canal TV Inmetro, no Youtube, lança o primeiro vídeo da série Faça Certo, sobre uso do dispositivo de retenção para crianças (cadeirinha de bebê). Em seguida, lança filme para alertar a população sobre ação de falsos fiscais em residências. O terceiro vídeo alerta sobre segurança de brinquedos.

- A Coordenação-Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) emite o primeiro certificado de acreditação para inspeção em eficiência energética de edificações.

- Inmetro lança 45 milhões de lâminas para bandeja em parceria com o McDonald´s, com o tema “Segurança infantil”.

- É assinado acordo de cooperação entre Inmetro e Organização dos Estados Americanos (OEA). O objetivo é unir forças para estabelecer um quadro regulamentar para os mecanismos e ações conjuntas.

- O primeiro Selo de Identificação da Conformidade em prótese mamária é recebido por uma prótese nacional.

- O Inmetro e o Council of Scientific and Industrial Research (CSIR), instituto de metrologia congênere indiano, assinam termo de cooperação.

- O Inmetro participa do workshop "Rio 92 a Rio+20 - A implementação do Sistema Globalmente Harmonizado de Classificação e Rotulagem de Produtos Químicos (GHS) no Brasil”. O evento discute a harmonização internacional da sinalização de produtos químicos.

- O Inmetro preside a IV Reunião da Comissão Administradora do AAR-8 sobre a Superação das Barreiras Técnicas ao Comércio, na Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), no Uruguai.

- O Instituto e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) assinam um acordo de cooperação técnica com o objetivo de apoiar as exportações e a competitividade das empresas brasileiras.

- O Inmetro promove o 1º Encontro dos Pontos Focais OMC/TBT das Américas.

- O Instituto é convidado para integrar o Grupo Consultivo do Conselho Internacional de Segurança de Produtos de Consumo (ICPSC) e assumir a vice-presidência do Conselho.

2011

- Visita do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, ao campus laboratorial do Inmetro, ocasião em que participa do evento de inauguração do Museu do Instituto e assina, juntamente com o presidente João Jornada e as empresas FiatPowertrain e FPT Industrial, protocolo de intenções para desenvolvimento de novas tecnologias para o setor automotivo.

- Pela segunda vez consecutiva, o Inmetro ilustra uma das capas da Superbrands sendo, pela quinta vez, reconhecido  como uma das marcas mais importantes do país.

- Inmetro é homenageado por ocasião da entrega do Prêmio Qualidade Rio (PQRio 2011).

- VInmetro firma convênio com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para desenvolver um programa de acreditação de empresas Operadoras de Planos de Saúde (OPS).

- O presidente do Inmetro, João Jornada, recebe o Prêmio ABNT de Excelência em Normalização, como Personalidade da Normalização 2011.

- O Inmetro lança o desenho animado "Inmetro - o tempo todo com você", destinado a crianças de 8 a 12 anos de idade.

- O Inmetro realiza o primeiro Workshop para Administradores de Conteúdo Web, parte do projeto de reformulação da Comunicação Digital do Instituto, com a presença da diretora de Internet e Eventos da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Silvia Sardinha.

- Inmetro convoca 150 novos servidores públicos, aprovados em concurso público.

- Inmetro tem papel de destaque no Plano Brasil Maior, a nova política industrial, tecnológica e de comércio exterior lançada pelo Governo Federal.

- Publicada a lei nº 12.545, que amplia o escopo de atuação do Inmetro e dá outras providências.

- O Inmetro é designado para coordenar pesquisas em microscopia, química e balística, com objetivo de fortalecer a segurança pública até a Copa de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016.

- Relatório aponta o Inmetro como o órgão com a maior eficiência na cobrança das multas administrativas.

- Ministro da Educação, Fernando Haddad, prestigia aula inaugural do Mestrado Profissional de Formação de Professores.

- Inmetro é citado em comunicado conjunto da presidenta Dilma Rousseff e do presidente norte-americano Barack Obama, durante visita do último ao Brasil. Segundo a nota, o Instituto tem  importante atuação nas boas práticas regulatórias e na cooperação regulatória, que podem contribuir para a competitividade e o bem-estar econômico.

- Rio de Janeiro sedia 1º Simpósio sobre Programas de Avaliação da Conformidade.

- Inmetro e Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (CPSC) realizam a Conferência Brasil-EUA sobre Segurança de Produtos de Consumo, em Xerém - RJ.

- O Inmetro recebe, em seu Campus Laboratorial, representantes do Instituto Nacional de Metrologia da China (NIM).

- O Inmetro participa do Fórum Mundial de Gestão, ocorrido entre os dias 4 e 6 de maio, no Rio de Janeiro.

- Inmetro disponibiliza em seu site o Acervo Digital - banco de publicações e artigos da produção intelectual do Instituto.

2010

- Inmetro sedia primeira Escola de Metrologia do Sistema Interamericano de Metrologia (SIM) – a SIM Metrology School.

- Programa de Desenvolvimento Gerencial (PDG) do In­metro é destaque na comemoração dos quatro anos de criação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pesso­al (PNDP), subordinada à Secretaria de RH do Ministério do Planejamento.

- Início da certificação compulsória de eletrodomésticos. Inmetro regulamenta grupo de 87 famílias de equipamentos domésticos e industriais.

- Inmetro é premiado com Medalha Nacional do Mérito Científico, concedida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

- Sistema de Avaliação de Desempenho Individual (Siadi) do Inmetro recebe prêmio de Inovação na Gestão Pública Federal, concedido pela Escola Nacional de Administração Pública.

- Parceria entre Inmetro e Fiat cria motor movido a óleo vegetal, menos poluente e que também funciona como gerador de energia.

- Programa de Certificação em Responsabilidade Social do Inmetro, com base na Norma NBR 16001, é pioneiro no mundo.

- Comissão americana de segurança de produtos visita o Inmetro em busca de parceria em projetos na área de avaliação da conformidade.

- Novos laboratórios de dinâmica de fluidos em parceria com Petrobras e Finep oferecem independência e rastreabilidade ao Brasil.

- Revista Nature Materials cita Inmetro como exemplo de investimentos na área de nanopartículas e exalta a excelência dos cientistas brasileiros.

- Sistema de Gestão Integrada do Inmetro unifica informações do instituto com os órgãos delegados.

- Inmetro conquista o Troféu Ouro no Prêmio Nacional da Gestão Pública.

- Inmetro realiza primeiro Congresso Interno, com o tema inovação.

- Padrão de Bioetanol do Inmetro é referência mundial com o Projeto Biorema.

2009

- Inmetro comemora seus 35 anos.

- Em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) o Inmetro iniciou, o Programa de Desenvolvimento Gerencial, cujo principal objetivo é qualificar os gerentes, visando o aprimoramento da gestão e o desenvolvimento de lideranças estratégicas.

- Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva examina a ampola de Material de Referência Certificado (MRC) para Biocombustíveis, produzido pelo Inmetro, na Exposição de Biocombustíveis da APEX, durante a Primeira Conferência Internacional de Biocombustíveis.

- Visita do Secretário de Gestão do Ministério do Planejamento, Marcelo Viana, ao campus de laboratórios do Inmetro em Xerém.

- A redução de quatro meses no processo de acreditação de organismos de certificação pelo Inmetro fez com que o Instituto ganhe o prêmio de gestão da Global Awards for Excellence in BPM & Workflow.

- Início da parceria entre o Inmetro e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) marca o avanço da parceria entre o Inmetro e a universidade.

- O Brasil já tem padrão de bioetanol desenvolvido pelo Inmetro, o primeiro do mundo alinhado a padrões internacionais.

- O Inmetro foi um dos ganhadores do 14º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal pelo Sistema de Avaliação de Desempenho Individual (Siadi).

- Inmetro e o Centro de Pesquisa de Jülich, da Alemanha, firmam parceria para desenvolver um estudo para criação de um equipamento de captação de energia solar mais eficiente e com preços mais acessíveis à população.

- Inauguração da Escola Nacional de Tecnologia Industrial (Entib), primeira a reunir nacionalmente cursos aplicados regionalmente por órgãos de metrologia espalhados pelo País.

- Lançamento da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), que indica o desempenho do carro em relação ao consumo de com­bustível na estrada e na cidade.

- Inmetro fecha parceria com o Instituto Potosino de Investigación Científica y Tecnológica (IPICYT), do México, para incrementar os projetos na área de pesquisa de carbono.

- Inmetro regulamenta acesso de pessoas com deficiência aos transportes coletivos.

- Inmetro ganha quatro páginas na revista científica Measure, com destaque para parcerias internacionais.

- Ministro interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Daniel Vargas, visita o Campus de Laboratórios de Xerém.

- A marca do Inmetro é reconhecida pela terceira vez pela organização internacional Superbrands.

- Primeira turma de mestrado em Metrologia Científica do Inmetro forma especialistas com realidades e perfis heterogêneos.

2008

- Inmetro realiza transmissão por TV do III Workshop Internacional sobre Avaliação da Conformidade.

- Os laboratórios de oito unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) solicitam ao Inmetro acreditação para projetos de avaliação de biossegurança com organismos geneticamente modificados, em conformidade com a norma NBR ISO/IEC 17025. (confirmar).

- Entra em vigor o decreto presidencial nº 6323, que regulamenta a Lei nº 10.831 e estabelece, entre outras providências regulatórias, o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica - composto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), órgãos de fiscalização dos Estados e pelo Inmetro que, desde 2005, participa da Câmara Setorial de Orgânicos.

- As Lâmpadas Fluorescentes Compactas – LFC (com reator à base) comercializadas no país, entram na lista dos produtos com etiquetagem compulsória.

- Inmetro assina convênio de cooperação técnico-científica com a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), de concessão de bolsas de estudo para pesquisadores, professores de nível superior, especialistas, mestres, doutores, além de profissionais de nível técnico de reconhecida competência.

- Centro Nacional de Nanometrologia do Inmetro recebe o microscópio eletrônico de varredura e de transmissão  T i t a n, único equipamento do gênero em funcionamento na América Latina.

- Inmetro, NIST E IRMM, começam a desenvolver o Material de Referência
Certificado (MRC) para biodiesel e bioetanol, e adotando métodos analíticos de medição para identificação da origem do combustível.

- O Inmetro sedia Workshop internacional de Metrologia.

- Inmetro avalia conversor de transmissão da TV Digital, o Set Top Box.

- Inmetro assina acordo de cooperação técnico-científica com a Fiat Powertrain Technologies do Brasil.

- Realização do I Fórum de Metrologia e Competitividade na capital da República Dominicana, Santo Domingo.

- Inmetro recebe o troféu Faixa Prata do 10º Prêmio Nacional da Gestão Pública - Ciclo 2007 .

- O presidente do Inmetro, João Jornada, recebe comenda da Ordem de Rio Branco em cerimônia realizada no Palácio Itamaraty

- Inauguração das novas instalações do Núcleo de Inovação Tecnológica – NIT.

2007

- Inmetro recebe, pela primeira vez, a visita de um governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.

- Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participa no Inmetro de reunião sobre a certificação de equipamentos de proteção individual dos trabalhadores.

- Inmetro realiza a Videoconferência Brazil – U.S. Digital Vídeo Conference Series on Standards com o Departamento de Comércio dos E.U.A.

- Inmetro confere o primeiro Certificado em Responsabilidade Social à Serasa.

- Visita do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, ao campus do Inmetro em Xerém.

- Inmetro recebe o Prêmio Nacional de Conservação e Uso Racional de Energia Elétrica (Procel/Eletrobrás) e do Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural (Conpet / Petrobras). O instituto foi premiado por ações que se destacaram pelo uso racional de energia e o combate ao seu desperdício na categoria ‘’empresas de administração pública’’.

- Inmetro é destaque na Superbrands. O Instituto foi a primeira instituição pública brasileira a ter o reconhecimento de sua marca vinculada numa edição de importante representatividade internacional.

2006

- Visita do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, à instituição no dia 20/01/2006.

- Inmetro é a única autarquia a receber o Prêmio Nacional de Gestão Pública (PQGF) - Ciclo 2005, com o reconhecimento Faixa Prata, na categoria Autarquia e Fundações.

- Humberto Brandi, diretor de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro, é eleito presidente do Sistema Interamericano de Metrologia - SIM.

- Inmetro e SBM realizam, pela primeira vez na América Latina, o "IMEKO XVIII World Congress" (Brasil/RJ).

- Aprovada a Lei Nº 11.355 que dispõe sobre a criação do Plano de Carreiras e Cargos do Inmetro.

- Decreto Nº 5965 que aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas do Inmetro.

- Inmetro é a primeira autarquia federal a ter o reconhecimento de sua marca vinculada numa edição da Superbrands do Brasil.

2005

- Criação do Grupo de Trabalho para os Arranjos Produtivos Locais - APLs.

- Inmetro recebe Prêmio Top de Qualidade do Instituto de Estudos e Pesquisa da Qualidade – IEPQ - pela relevante atuação na competitividade da indústria brasileira no mercado interno e externo.

- Inmetro e a Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), do Ministério da Ciência e Tecnologia, assinam documento para criação de um Centro Nacional de Nanometrologia no Inmetro.

- Inmetro recebe a premiação prata do Prêmio Nacional da Gestão Pública - ciclo 2005, sendo a única autarquia nesta categoria a ser premiada.

2004

- Inmetro assina convênio com a Japan International Cooperation Agency - JICA. Primeiro acordo de cooperação técnica entre o Mercosul e o Japão.

- Planejamento estratégico do Inmetro é considerado modelo para outras instituições públicas.

- Rede Paranaense de Metrologia e Ensaios e Inmetro promovem o "IV Congresso Latino Americano de Metrologia de Metrologia" - IV Metrosul.

- Primeiro Pregão Presencial da Instituição.

- Inmetro recebe premiação prata na categoria "Autarquia e Fundação" do Prêmio Nacional de Gestão Pública - ciclo 2004.

- Adoção do 0800 serviço de chamada gratuita.

2003

- O Inmetro recebe o Prêmio Top Qualidade 2003.

- Inmetro realiza o "II Encontro Internacional de Metrologia e Inovação para a Competitividade".

- Os ministros Luiz Fernando Furlan, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e Roberto Amaral, da Ciência e Tecnologia, inauguram no Inmetro, em Xerém, o Laboratório de Metrologia de Materiais.

- Inmetro adota compras governamentais por meio de pregões eletrônicos.

2002

- Criação do órgão metrológico estadual de Rondônia.

- Implantação do laboratório de Eletroquímica da Divisão de Metrologia Química.

- Inmetro obtêm o Prêmio de Inovação na Gestão Pública Federal Hélio Beltrão da Escola Nacional de Administração Pública com o Sistema de Planejamento e Execução Orçamentária - Siplan.

- Lançamento do Portal do Consumidor em parceria com o Ministério da Justiça dentro do PBQP.

- Reconhecimento do Inmetro junto ao Aerospace Quality Group - IAQG.

- Inmetro realiza o "Encontro Internacional Inmetro de Metrologia e Qualidade".

- Pesquisa CIC/Ibope mostra que o Inmetro é conhecido por 63% da população brasileira. Dentre os que conhecem, 90% confiam nele e 80% utilizam as informações do Inmetro nas suas decisões de compra.

2001

- Criação da Ouvidoria do Inmetro e início da operação da Central de Teleatendimento para aperfeiçoar o atendimento à população.

- Reformulação do site do Inmetro.

- Criação do órgão metrológico estadual do Acre.

- Aprovação pelo Conmetro, da transformação do Comitê Brasileiro de Certificação /CBC, em Comitê Brasileiro da Avaliação da Conformidade/ CBAC.

- Aprovação pelo Conmetro do Termo de Referência do Programa Brasileiro de Avaliação da Conformidade/PBAC.

2000

- Assinatura de Acordo de Reconhecimento Mútuo para Credenciamento de Laboratórios entre o Inmetro e o ILAC - International Accreditattion Cooperation.

- Cientistas da Divisão de Metrologia Óptica do Inmetro batem recorde mundial de medição de blocos padrão de 1 milímetro até 100 milímetros.

- Primeira autarquia a conquistar a premiação Ouro do Prêmio Qualidade do Governo Federal PQGF, no âmbito do Programa Qualidade no Serviço Público.

1999

- Criação do órgão metrológico estadual de Tocantins.

1998

- Elaboração do Plano de Modernização do Inmetro.

- Assinatura do Contrato de Gestão. O Inmetro recebe o status de Agência Executiva.

1996

- Criação do Interamerican Accreditaion Cooperation/IAAC, organização que elegeu o Brasil (Inmetro) como seu primeiro representante.

- Lançamento oficial do site do Inmetro.

- Criação do Programa de Análise de Produtos.

1995

- Criado o Comitê Brasileiro de Metrologia/CBM. O Inmetro assume a Secretaria Executiva.

- Criação do International Accreditation Forum - IAF.

1994

- Criação do órgão metrológico estadual do Amazonas (Ipem-AM).

1993

- Criação do órgão metrológico estadual do Amapá (Ipem-AP).

1992

- Criado o Comitê Nacional de Normalização - CNN como instrumento assessor do Conmetro. Instituídos os organismos de normalização setorial, com o propósito de dar maior agilidade à elaboração das normas.

- Criação do Comitê Brasileiro de Certificação, com a função de aprovar procedimentos, critérios e regulamentos para o credenciamento de organismos de certificação. Com estes procedimentos o Instituto passava a credenciar e auditar os organismos de certificação públicos e privados.

- Mudança na denominação da rede para: Rede Brasileira de Calibração - RBC e Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio - RBLE.

- Criação do órgão metrológico estadual do Piauí (Imep-PI).

- Criação do Comitê Brasileiro de Certificação/CBC. O Inmetro assume a Secretaria Executiva.

1991

- Estruturação do Inmetro, com nova estrutura regimental e novo regulamento interno. A primeira estrutura era de 1977. O novo regimento diminuía o número de órgãos e simplificava a direção superior do Instituto.

- Criação do órgãos metrológicos estaduais do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) e Pará (Imep-PA).

1990

- Lançamento do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade/ PBQP.

1989

- Inauguração dos laboratórios de Tensão e Corrente Elétrica; Resistência, Capacitância e indutância e de Potência, Energia e Transformadores.

- Criação do órgão metrológico estadual de Santa Catarina (SUR 02).

1988

- Criação do órgão metrológico estadual do Maranhão (Ipemar).

1987

- Inaugurados os laboratórios da Divisão de Mecânica: Fluidos, Força, Massa, Medidas Industriais e Pressão.

- Inauguração no Laboratório Nacional de Metrologia, no campus de Xerém, dos Laboratórios de Fluídos, Força, Massa, Medidas Industriais e Pressão da Divisão de Mecânica.

1986

- Criação do órgãos metrológicos estaduais do Ceará (Ipem Fortaleza) e Rondônia (SUR 01 RO).

1985

- O Inmetro assume a condição de Ponto Focal no âmbito do Acordo sobre Barreiras Técnicas no Comércio (TBT), da Organização Mundial do Comércio (OMC).

- Primeiro grupo de auditores da qualidade do Inmetro foi finalmente formado pelo IBQN.

- Formulação do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - PADCT.

1984

- Divisão de Acústica e Vibrações do Inmetro passa a contar com os laboratórios de Eletroacústica, Ensaios Acústicos e Vibrações.

1983

- Criação dos órgãos metrológicos do Distrito Federal (SUR 01 DF) e dos estados de Goiás (SUR 01 GO) e do Mato Grosso (SUR 01 MT).

1982

- Aprovação do novo regulamento metrológico nacional.

- Criação do órgão metrológico estadual do Mato Grosso do Sul (DPM do MS).

1981

- Resoluções do Conmetro detalhando os procedimentos para o credenciamento de laboratórios de ensaios pelo Inmetro, no âmbito da Rede Nacional de Laboratórios de Ensaios/RNLE.

1980

- Definitiva implantação do Inmetro com a transferência das atribuições do INPM.

- Criação da Rede Nacional de Calibração - RNC, formada por laboratórios credenciados pelo Inmetro, segundo normas internacionais, para a calibração de padrões de instrumentos de medir não usados em transações comerciais ou incluídos no âmbito da metrologia legal.

1978

- O Conselho completando o processo de detalhamento do Sinmetro, define os critérios para a certificação de conformidade às normas brasileiras, o regulamento para a organização do subsistema de certificação de qualidade de produtos industriais e criando o Comitê Nacional de Metrificação.

- Criação do órgão metrológico estadual do Espírito Santo (Ipem-ES).

- Aprovada a primeira norma brasileira na vigência da nossa legislação, a norma compulsória NBR 5929 relativa a motores a álcool e a NBR 5930 relativa ao transporte ferroviário de explosivos.

1977

- Criação do órgão metrológico estadual de Sergipe (atualmente Inmetro-SE).

- Fixadas as regras para o credenciamento de entidade junto ao Sinmetro e estipuladas as condições para o credenciamento da própria ABNT.

1975

- O Conmetro aprova a resolução 11/75 que estabelece a definição de regulamento técnico, a Resolução 12/75 estabelecendo o Inmetro como fórum para a harmonização dos interesses do governo na normalização de áreas específicas de sua atuação, a Resolução 03/75 definindo como norma brasileira apenas aquelas registradas pelo Inmetro, a Resolução 08/75 fixando critérios para criação de normas, a Resolução 07/75 identificando a ABNT como órgão do Sinmetro e a Resolução 06/75 que responsabiliza a ABNT pela elaboração das normas voluntárias, aprovando, ainda, o sistema de classificação das normas brasileiras.

1974

- Instalação do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro).

- Inauguração do Edifício Central do Laboratório Nacional de Metrologia, no Campus de Xerém do Instituto Nacional de Pesos e Medidas.

1973

- Nasce o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).

- Criação do Inmetro autarquia federal vinculada ao MIC, com personalidade jurídica e patrimônio próprios e com sede na capital federal como órgão executor das políticas estabelecidas pelo sistema.

- Normas para a embalagem de massas alimentícias e biscoitos.

1972

- Determinada a padronização do acondicionamento para a venda a varejo de cereais e grãos.

- A Secretaria de Tecnologia Industrial tem como principal atribuição planejar e coordenar as ações do Instituto Nacional de Tecnologia, do Instituto Nacional de Propriedade Industrial e do Instituto Nacional de Pesos e Medidas, vinculada ao Ministério da Indústria e do Comércio.

- Criação do órgão metrológico estadual de Alagoas (atualmente Ipem-MAC).

1971

- Instalação do prédio inaugural do Centro Nacional de Metrologia e transferência do INPM para Xerém - Duque de Caxias - RJ.

- Orçamentos do INPM com recursos destinados à construção do Centro Nacional de Metrologia.

1969

- Criação do órgão metrológico estadual do Rio Grande do Sul (Inmetro-RS/Agência do Inmetro RS).

1968

- Criação dos órgãos metrológicos estaduais da Bahia (Ipem-BA), da Paraíba (Ipem-PB) e de Pernambuco (Ipem-PE).

1967

- Priobida a utilização de carimbos em rótulos ou envoltórios, para evitar fraudes na definição de quantidade e outras características dos produtos.

- Primeira formulação de uma Política Nacional de Metrologia e a criação do Fundo de Metrologia, para financiar o aparelhamento, custeio e manutenção dos serviços metrológicos.

- Criação dos órgãos metrológicos estaduais de São Paulo (Ipem-SP) e Paraná (Ipem-PR).

1966

- Criação dos órgãos metrológicos estaduais de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

1963

- Fixadas normas para a indicação quantitativa de produtos ou carnes vendidos em embalagens de metal, plástico ou vidro.

1961

- Reestruturação do Ministério da Indústria e Comércio, determinada pela Lei nº 4.048/61, criando o Instituto Nacional de Pesos e Medidas (INPM), transferindo as atividades de cunho metrológico do INT para este novo órgão.

1960

- Institucionalização do Sistema Internacional de Unidades - SI.

- Brasil participa da Conferência Geral de Pesos e Medidas (CGPM) que cria o Sistema Internacional de Unidades.

1956

- Criação da Organização Internacional de Metrologia Legal / OIML.

1954

- Foram escolhidas seis unidades fundamentais: metro (extensão, definição desde 1889);quilograma (padrão de massa, desde 1889); segundo (tempo); ampére (corrente elétrica, desde 1948). Apenas a unidade de tempo não tinha definição aprovada pelo CGPM.

1953

- Reintegração do Brasil à Convenção do Metro.

1952

- Obrigação de indicação da quantidade de produto comercializado em embalagem lacrada.

1948

- Conferência Internacional de Pesos e Medidas.

1945

- Primeiro concurso público de formação de metrologista (RJ).

1940

- Criação da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

1938

- INT assume a gestão de um sistema de metrologia legal no âmbito nacional.

1933

- Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio (MTIC) incorpora o Instituto Nacional de Tecnologia.

1931

- Por falta de recursos o Brasil se desliga da Convenção do Metro.

1930

- Regulamentação para calibração de pesos e medidas sem alterações nas tabelas de taxas.

1905

- I Conferência Nacional de Pesos e Medidas nos USA.

1881

- Adoção internacional do Sistema CGS (centímetro, grama e segundo).

1880

- Comparação do padrão brasileiro com os do BIPM.

1877

- Criado o Bureau Internacional de Pesos e Medidas.

1875

- Dezessete países assinam, em Paris, a Convenção do Metro.

1872

- Implantado o Sistema Métrico Decimal no Brasil.

1862

- D. Pedro II com a Lei Imperial nº 1.157 estabelece que o sistema de pesos e medidas será substituído pelo sistema métrico francês.

1830

Início da história da metrologia brasileira. Projeto de adoção do sistema métrico decimal.

Veja Também:

Histórico do Inmetro