.: Panela de Pressão :.

Muito comum nas residências brasileiras, a panela de pressão prepara ou cozinha alimentos através de elevada pressão interna. Existem vários modelos de panelas de pressão com diferentes capacidades volumétricas.
Se a panela de pressão não for produzida observando requisitos mínimos de segurança, pode se tornar um perigo para você e sua família.

Por esse motivo, toda panela de pressão deve ser certificada, ou seja, quando você for comprar uma panela de pressão, verifique se existe o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro, afixado na panela. Esse Selo indica que a panela de pressão foi ensaiada e há adequado grau de confiança de que está em conformidade com a norma técnica brasileira deste produto. 

Mas atenção, essa certificação ocorrerá de forma gradativa. Os fabricantes têm até 01 de setembro de 2009 para produzir as panelas certificadas com o Selo de Identificação da Conformidade do Inmetro e o comércio tem até 01 de março de 2010 para comercializá-las adequadamente.

Mas você também deve fazer a sua parte e tomar alguns cuidados importantes:

- Mantenha sempre limpa a válvula de alívio da panela, aquela que chia, mantendo-a sempre desobstruída;
- Verifique se a válvula não está deformada, decorrente de algum impacto;
- Troque a válvula a cada cinco anos e somente em representantes autorizados, e
- Durante o cozimento, mantenha o fundo da panela sempre plano, não deixe o cabo da panela fora dos limites do fogão e nem permita que crianças fiquem na cozinha.

Confira o Selo: