.: Etiquetagem de fornos e fogões a gás :.

Fornos e Fogões

Com a publicação da Portaria Inmetro nº 73, de 05 de abril de 2002, tornou-se compulsória a etiquetagem de fogões e fornos a gás. Dentre os benefícios alcançados, destacam-se a redução do consumo médio de gás e o aumento da segurança do consumidor.

Desde os primeiros ensaios realizados para verificar o rendimento, a etiquetagem foi responsável por um aumento de 20% na eficiência energética de fornos e fogões, reduzindo, assim, o consumo de gás e, consequentemente, o gasto no fim do mês. Ajudando o país a economizar energia, com impactos sociais e ambientais comprovadamente positivos

Etiquetas de eficiência energética

A etiqueta de eficiência energética fornece ao consumidor informações relativas ao produto que pretende adquirir. Os desempenhos dos fogões e dos fornos a gás são avaliados segundo regras específicas e controlados mediante a realização de ensaios feitos em laboratórios avaliados pelo Inmetro.

Essa etiqueta tem caráter informativo e sua aposição nos fogões e fornos a gás é obrigatória, sendo um indicativo de que eles atendem às normas. Ela exibe um sistema de classificação por letras de "A" a "E".

O produto que possuir a etiqueta indicando a classificação "A" é o mais eficiente. O grau de eficiência vai diminuindo até a classificação "E", sendo o produto com essa classificação considerado o menos eficiente.

Essa análise é realizada tanto para o rendimento médio dos queimadores de mesa quanto para o consumo de manutenção do forno.

Mais segurança para o consumidor

Para aumentar a segurança, o Inmetro tornou obrigatório que todos os fornos e fogões a gás, fabricados no Brasil ou importados, a partir de 1º de julho de 2006, devem ter uma válvula de segurança implementada.

Essa válvula bloqueia a passagem de gás, evitando seu acúmulo no interior do forno, caso a chama do forno se apague acidentalmente ou não acenda quando acionado o botão de comando.

Nesses casos, a válvula de segurança impedirá o fornecimento de gás, evitando acidentes, como explosões e intoxicações.

Cuidados que o consumidor deve ter

- O consumidor deve verificar existência da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia - ENCE, que identifica a classificação dos fornos e fogões a gás. Ela é obrigatória e o fogão não poderá ser colocado à venda sem a mesma. Caso isso aconteça, consumidor deve denunciar o estabelecimento comercial à Ouvidoria do Inmetro (0800 285-1818) e o lojista poderá ser autuado pela fiscalização;

- Para entender melhor o funcionamento da válvula de segurança e não ter problemas para acender o forno, leia atentamente o manual de instruções do fabricante, e

- A mangueira e o regulador de pressão dos fogões e fornos a gás devem ser trocados a cada cinco anos de uso.