Portal do Governo Brasileiro
Página InicialSala de ImprensaReleasesCertificação de Florestas

  
.: Certificação de Florestas :.

Com o objetivo de propiciar que a matéria-prima e produtos derivados venham de uma floresta ecologicamente adequada, socialmente justa e economicamente viável, a certificação florestal avalia se as florestas plantadas ou nativas estão de acordo com os requisitos estabelecidos pelas normas brasileiras.

Cada vez mais, compradores de diferentes partes do mundo, de produtos oriundos de florestas, exigem a comprovação de que a matéria-prima de base florestal provenha de fontes adequadamente manejadas. Por esse motivo, a certificação de manejo florestal e de produtos derivados de florestas, conferida por uma terceira parte independente, passou a ser um requisito importante para a realização de negócios.

Entre os benefícios da certificação florestal, podemos destacar a ampliação das exportações; o acesso a novos mercados; a melhoria da imagem da organização e do próprio país; o crescimento sócio-econômico da atividade florestal; a proteção de ecossistemas; a melhoria das condições de trabalho, e o atendimento da legislação.

Desenvolvido no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade - SBAC (http://www.inmetro.gov.br/qualidade/comites/sbac_termo.asp ) e gerenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro, o Cerflor - Programa Brasileiro de Certificação de Florestal - é um programa de natureza voluntária e aberto à participação das partes interessadas.

Atendendo à regras internacionais de normalização, avaliação da conformidade e acreditação de organismos atuantes nessa área, o envolvimento direto da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e do Inmetro, organizações reconhecidas internacionalmente, reforça substancialmente a iniciativa brasileira.

O Cerflor é o primeiro e único programa nacional de certificação de manejo de florestas nativas tropicais a conseguir seu reconhecimento no mais importante fórum com este objetivo, o Program for the Endorsement of Forest Certification - PEFC.

As empresas interessadas em obter a certificação florestal devem se dirigir aos organismos de certificação florestal acreditados pelo Inmetro, disponíveis no site do Instituto. Os organismos certificadores interessados em acreditar-se para a certificação também devem acessar o site .

Para conhecer as normas brasileiras e os princípios de manejo florestal sustentável do Cerflor, acesse a página.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Inmetro
Tel.: (21) 2563-2922 / 2810

Cartilha Plugues e Tomadas
Eventos
Jornal Na Medida
Mapa de Localização do Campus
Notícias sobre o recall de brinquedos
Prêmio Nacional da Gestão Pública - PQGF
Profissional de Imprensa: Cadastre-se!
Quem é Quem na Administração

Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY