.: Brincadeira pode ser coisa muito séria :.

Um inocente e divertido brinquedo pode transformar em pesadelo uma simples brincadeira de criança. Para conter a comercialização de produtos que colocam em risco a segurança e saúde do consumidor, o Inmetro tem implementado inúmeras ações para coibir práticas abusivas e que atentam contra a incolumidade pública.

O Inmetro acompanha, permanentemente e de forma preventiva, as iniciativas de entidades estrangeiras, em particular a Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (CPSC) e o Sistema de Alerta Rápido para Produtos de Consumo Perigosos (RAPEX - União Européia), com o objetivo de mapear a emissão de alertas de recall para produtos que coloquem em risco a saúde e a segurança das pessoas.

Na última semana, a CPSC emitiu um alerta sobre três recalls de brinquedos que apresentaram alto teor de chumbo e a presença de pequenos imãs que poderiam facilmente descolar-se do produto e serem ingeridos pelas crianças. Apesar dos produtos não constarem no seu banco de dados de produtos certificados, o Inmetro, de forma pró-ativa e atento a possível comercialização desses produtos no território nacional, disponibilizou um material informativo no seu site e colocou a sua Ouvidoria e a Rede Brasileira de Metrologia Legal – Inmetro (RBMLQ-I), composta pelos Institutos de Pesos e Medidas Estaduais (órgão delegados do Inmetro) para receber qualquer informação sobre a presença desses brinquedos no mercado, o que permitirá a adoção de ações rápidas de correção.               

Ouvidoria : 0800-285-1818


Cristiane Menezes Martinelli
Jornalista – Inmetro / Secom
Tel.: 2563-2810 / 2923 / 2922