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.: Exportações de empresas apoiadas pela Apex-Brasil crescem 24,8%, acima da média país :.

- De janeiro a outubro, as exportações do Brasil aumentaram 16,47% e as do mundo subiram 12,9%

- Números foram apresentados durante II Workshop de Alinhamento Estratégico da Apex-Brasil, com a presença de 61 entidades setoriais parceiras da Agência

O presidente da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Alessandro Teixeira, anunciou hoje, durante reunião com representantes de 61 entidades setoriais, indicadores que mostram o resultado do trabalho de promoção das exportações realizado este ano. Enquanto as exportações das empresas que integram os projetos desenvolvidos pela Agência - em conjunto com entidades setoriais da indústria brasileira - cresceram 24,8% no período janeiro a outubro, as exportações gerais do país subiram 16,47% e as vendas mundiais ficaram em 12,9%.

"Os números mostram um melhor posicionamento do Brasil no mercado mundial. Tanto pelo aumento da média de preços, obtido com agregação de valor, quanto pela maior agressividade do país na constituição de uma imagem forte e competitiva", afirmou Teixeira. Na comparação do primeiro semestre de 2007 com o mesmo período do ano anterior, as exportações brasileiras cresceram 20,2% em termos de valores, contra 12,9% de aumento das importações mundiais. Em quantidade, as vendas subiram 10,1% contra 6,1% das compras mundiais e, em relação aos preços, a subida das exportações equivaleu a 9,2% contra 6,4%.

Outro dado positivo foi o aumento do número de empresas integrantes dos projetos Apex-Brasil no comércio internacional: 25,11% das que estão no mercado externo hoje, não exportavam em 2002. Da mesma forma, houve um aumento no valor das vendas externas, que subiu 162% de 2002 para 2007, passando de US$ 3,4 bilhões para US$ 8,9 bilhões.

"A partir de 2008 faremos um monitoramento mais próximo das empresas que integram os nossos projetos para saber quanto elas exportam e se houve queda no valor exportado. A meta é identificar possíveis gargalos e antecipar alternativas que corrijam os problemas", observou o presidente da Agência.

Dentro da pauta de produtos exportados pelo Brasil, 37% estão incluídos nos projetos da Apex-Brasil. No balanço do ano, até novembro passado, a Agência apoiou a realização de 613 eventos de promoção comercial, como participação em feiras internacionais, missões comerciais, prospecção de mercados, atração de compradores e formadores de opinião ao Brasil, entre outros.

Alessandro Teixeira anunciou, durante o evento, diversas alterações na estrutura da Agência e na forma de relacionamento com as entidades parceiras. "Atendendo a uma demanda das entidades setoriais, estamos conseguindo uma integração maior de todos os atores do comércio exterior. Para isso, no último semestre realizamos discussões aprofundadas com vários órgãos do Governo. E em 2008, vamos anunciar planos de trabalho com organizações como Banco do Brasil, Sebrae, Caixa Econômica Federal, entre outros", explicou.

Teixeira também falou aos representantes dos setores presentes ao evento sobre as perspectivas do comércio mundial em 2008. Segundo o estudo apresentado por ele, China, Índia e Rússia, em conjunto, representarão mais da metade da expansão da economia mundial no próximo ano. Já o peso das economias norte-americana, da Área do Euro e japonesa irá declinar. Os países em desenvolvimento deverão prosseguir na sua trajetória de crescimento e os preços das commodities permanecerão em patamares elevados, principalmente petróleo, minério de ferro, açúcar e o complexo soja.

Mais informações:

Clarissa Furtado
Assessoria de Imprensa Apex-Brasil
(61) 3426-0202
www.apexbrasil.com.br

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