Portal do Governo Brasileiro
Página InicialSala de ImprensaReleasesAparelhos de água para consumo humano de uso doméstico

  
.: Aparelhos de água para consumo humano de uso doméstico :.

Aparelhos de água para consumo humano de uso doméstico - o nome é grande mas são todos aqueles que conhecemos como filtros, purificadores, ozonizadores e bebedouros   ( desde que tenham a função de melhorar a qualidade da água).

Atualmente, esses produtos são certificados voluntariamente, quando fabricantes ou importadores, para agregar valor a sua marca e distinguir seus produtos em relação ao mercado, solicitam uma avaliação de conformidade, baseada em normas ou regulamentos técnicos estabelecidos.

Mas isso vai mudar. Por entender que esses produtos podem oferecer riscos à saúde do consumidor, o Inmetro estabeleceu que até março de 2010, todos os aparelhos de água para consumo humano, fabricados no Brasil ou importados, serão certificados compulsoriamente, o que significa que nenhuma marca poderá ir ao mercado sem sua conformidade avaliada, segundo critérios mínimos, definidos em um regulamento técnico, e fiscalizados.

Os comerciantes que até esta data tiverem aparelhos sem conformidade avaliada obrigatória em seus estabelecimentos terão até o dia 31 de março de 2011 para se adequar. Após essa data, aparelhos encontrados a venda serão apreendidos.

Portanto, verifique se o produto escolhido por você ostenta o selo de identificação da conformidade no produto e na embalagem primária do mesmo, quando houver. Ele atesta que o aparelho atende a pelo menos uma das funções exigidas no regulamento para melhorar a qualidade da água – redução de cloro, eliminação de bactérias ou retenção de partículas sólidas.
O selo colocado no produto deve ser visível, legível, permanente, com dispositivo de destruição na tentativa de remoção do selo, inviabilizando a reutilização, e deve seguir as características descritas abaixo.

 

Selo de identificação na Embalagem

 

Vale lembrar que, no desempenho bacteriológico, caso o aparelho possua esta característica, deve conter a expressão “APROVADO”.  E, no caso do aparelho não apresentar alguma das características de desempenho descritas acima, este deverá indicar a expressão “NÃO SE APLICA".

 

Cartilha Plugues e Tomadas
Eventos
Jornal Na Medida
Mapa de Localização do Campus
Notícias sobre o recall de brinquedos
Prêmio Nacional da Gestão Pública - PQGF
Profissional de Imprensa: Cadastre-se!
Quem é Quem na Administração

Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY