Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida
 
Na Medida Newsletter
Edição 20 - Abr/2019
      .
 

Comércio internacional: Inmetro representa o Brasil em discussões sobre metodologias de testes aceitas pela OCDE

Produtos como cosméticos, medicamentos, agrotóxicos e saneantes devem passar por rigorosos testes antes de serem colocados no mercado. E as empresas que desejarem extrapolar as fronteiras nacionais no comércio de seus produtos devem seguir metodologias aceitas internacionalmente, evitando que elas funcionem como barreiras não tarifárias. O Inmetro representa o Brasil no grupo de trabalho da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) que discute essas metodologias, indicando as necessidades do País, acompanhando o que foi decidido e disseminando as tendências e deliberações aos atores envolvidos, como órgãos reguladores, laboratórios e instalações de teste.
Leia mais.

 

.
. Artigo
 

RODRIGO COSTA-FÉLIX E AMÉRICO TRISTÃO BERNARDES

A associação entre pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico, transferência de tecnologia e o ensino de pós-graduação é tema do artigo do pesquisador do Inmetro e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Rodrigo Costa-Félix, e do presidente da Sociedade Brasileira de Metrologia, Américo Tristão Bernardes. Leia mais.

. DESTAQUES
 

Acompanhe as principais notícias sobre o Inmetro! Clique nos links abaixo e saiba mais sobre os temas que foram destaque no último mês.

.
3 3 PERGUNTAS PARA
 
MARCUS VINICIUS MACHADO

FABIO O. COSTA

Em janeiro, a Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia disponibilizou aos laboratórios acreditados o serviço de calibração de Anemômetros Laser Doppler (LDA), um grande reforço à autonomia e economicidade para a indústria nacional na área de energia eólica, que hoje é responsável por 8,1% da matriz energética nacional. O serviço assegura a rastreabilidade dos padrões de medição na área de velocidade dos ventos no Brasil. Saiba mais na entrevista do chefe do Laboratório de Vazão de Gás, Fabio Costa.

.
. PELO BRASIL

 

Ibametro recolhe do mercado balanças de uso proibido no Brasil

Durante a Operação Semana Santa, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) vistoriou 141 balanças, das quais 14 estavam irregulares, por problemas diversos. Algumas delas, inclusive, eram de uso proibido no Brasil, por não atenderem aos requisitos de proteção ao consumidor determinados pelo Inmetro.

Desde 2016, quando o Ibametro intensificou a fiscalização sobre as balanças em estabelecimentos comerciais e feiras livres, aproximadamente 380 instrumentos “piratas” já foram retirados do mercado baiano, trazendo mais confiança às relações de consumo.

Metrologia Estadual dá dicas sobre o uso adequado da panela de pressão

Para evitar perigos desnecessários e salvar vidas, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) fez um trabalho de orientação à população sobre cuidados básicos com a panela de pressão. Confira as dicas:

- Manter sempre limpa e desobstruída a válvula de segurança da panela.

- Verificar se a válvula não está deformada, decorrente de algum impacto.

- Substituir a válvula a cada cinco anos (somente em representantes autorizados).

- Trocar o anel de borracha sempre que apresentar danos e sinais de envelhecimento.

- Manter, durante o cozimento, o fundo da panela de forma plana.

- Nunca abrir a panela sem que todo ar tenha sido expelido. A válvula com pino foi desenvolvida para liberar o vapor, caso perceba que no meio do cozimento de algo a panela pare de funcionar, desligue o fogo imediatamente e com um auxílio de um garfo libere todo o ar levantando a válvula. Se o ar sair pelas bordas, a borracha precisa ser substituída.

- Quando a panela pegar pressão e começar a soltar vapor, diminua a temperatura do fogo - se a água no interior já estiver fervendo a quantidade de fogo não irá interferir no cozimento.

 

.
. AGENDA
 
. SERVIÇOS
     

Dia Mundial da Metrologia

Para celebrar o Dia Mundial da Metrologia, no dia 20 de maio, a equipe da Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci) está organizando um evento que acontecerá no auditório da Confederação Nacional do Comércio, no centro do Rio de Janeiro. Aguarde mais informações! .

 

 

Relatório Anual de Gestão

Anualmente, o Inmetro faz um relato de seus resultados que integram a prestação de contas da Autarquia aos Órgãos de Controle (Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União - CGU e Tribunal de Contas da União - TCU). Esta é uma obrigação de todos os órgãos e entidades da administração pública federal, que devem prestar contas dos resultados de gestão pactuados, dinheiros, bens e valores públicos.

Conheça o Relatório de Gestão 2018 do Inmetro:

http://www.inmetro.gov.br/gestao/processos_contas_anuais.asp

 
 
     

Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY