Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida
 
Na Medida Newsletter
Edição 18 - Fev/2019
      .
 
. DESTAQUES
 

Acompanhe as principais notícias sobre o Inmetro! Clique nos links abaixo e saiba mais sobre os temas que foram destaque no último mês.

.
3 3 PERGUNTAS PARA
 
MARCUS VINICIUS MACHADO

THIAGO L. VASCONCELOS

Uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores da Divisão de Metrologia de Materiais (Dimat), em parceria com a UFMG, teve a patente deferida pelo USPTO – Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos. A invenção aprimora, de forma, reprodutível, a eficiência óptica de sondas usadas na técnica de Nanoespectroscopia Raman (TERS, do inglês “tip-enhanced Raman spectroscopy”), possibilitando a utilização mais rotineira desta técnica de alto potencial de aplicações e que utiliza luz para gerar imagens com resoluções na escada de poucos nanômetros. A técnica é usada para estudo e caracterização de nanomateriais como nanoestruturas de carbono, nanopartículas semicondutoras e proteínas. Saiba mais na entrevista com Thiago Vasconcelos.

.
. PELO BRASIL
 

Operação Especial Volta às Aulas fiscaliza material escolar que deve ostentar o selo do Inmetro

O Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem/PR) finalizou a Operação Especial “Volta às Aulas”, realizada entre os dias 4 e 8 de fevereiro, quando foram fiscalizados 214.471 itens utilizados como material escolar. Do total, 1,52% (3.266) foram apreendidos por irregularidades.

A operação compreendeu 1.092 ações, em 70 estabelecimentos. Segundo o presidente do IpemPR, Rubico Camargo, o objetivo é “garantir a segurança de crianças e de adolescentes que utilizam produtos escolares, disponibilizados pelo comércio e indústrias, evitando acidentes de consumo. Nessa época o Instituto intensifica essa fiscalização, que é realizada durante todo o ano”.

As equipes verificaram presença do Selo do Inmetro em 25 produtos como apontadores, borrachas, canetas hidrográficas, colas, compassos, corretivos, entre outros. O item que teve o maior número de apreensões (950 unidades) foi a caneta esferográfica roller, com corpo e carga manufaturada em resinas plásticas,seguido pelos apontadores, com 566 produtos apreendidos. A fiscalização ocorreu em todo o Estado, com o apoio das Regionais de Londrina, Maringá, Cascavel, Guarapuava, e do escritório em Foz do Iguaçu.

Metrologia Estadual verifica balanças industriais na região norte do Tocantins

Entre os dias 11 e 22 de fevereiro, a equipe de instrumentos da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), esteve na região Norte do Estado fazendo a verificação das balanças rodoviárias, industriais, de frigoríficos e de fazendas, com a vistoria dos equipamentos. A ação rotineira faz parte do Plano de Trabalho pactuado junto ao Inmetro.

De acordo com o técnico da AEM, Jailes Oliveira “a ação fiscalizatória visa observar o Erro Máximo Admissível (EMA) e a presença dos selos que devem estar em todos os equipamentos, informando se está aferido e adequado para uso”.

Tipos de Selos de Identificação Todo equipamento de pesagem deve conter o Selo de Identificação, que pode ser: Inicial, que é o adesivo que vem com a balança nova quando ela é adquirida e que permanece até a primeira visita técnica metrológica; Selo de Verificação Subsequente, que é o adesivo que indica que o equipamento foi verificado pela equipe delegada do Inmetro e que está em conformidade para uso até a próxima visita; Selo Reparado, que é o adesivo que indica que o equipamento foi reparado na oficina de manutenção permissionária acreditada pelo Inmetro e que haverá uma nova visita para verificação pós-reparo.

Ensaios metrológicos oferecem segurança para consumidor O equipamento verificado e aprovado pelos ensaios metrológicos é uma segurança para o consumidor e, também, para quem vende o produto. “O Inmetro tem por objetivo assegurar a concorrência leal e a legitimidade das relações entre empresas e consumidores para que as transações comerciaissejam realizadassem o prejuízo de nenhuma das partes”, é o que informa o presidente da AEM, Rérison Antonio Castro Leite.

Nesse sentido, o equipamento que foi verificado e aprovado é uma garantia a mais de que a empresa atua em conformidade com a legislação metrológica.

.
. AGENDA
 
. SERVIÇOS
     

7º Congresso Latino-americano de Resíduos de Agrotóxicos

Entre os dias 5 e 8 de maior acontecerá, em Foz do Iguaçu, o 7º Congresso Latino-Americano de Resíduos de Agrotóxicos. Presidido pela professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ionara Pizzutti, o evento tem como um dos objetivos disseminar o conhecimento internacional sobre análise de resíduos de pesticidas e outros aspectos relacionados ao tema. Para saber mais, acesse: http://laprw2019.com.br/.

 

 

Painel de Viagens

O Ministério da Economia lançou, no dia 13 de fevereiro, o Painel de Viagens. A ferramenta permite, de maneira rápida e intuitiva, o cruzamento de informações sobre todos os deslocamentos comerciais nacionais e internacionais realizados por servidores públicos ou funcionários a serviço da União, realizados por meio do Sistema de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP). Atualizado semanalmente, o painel integra o conceito de governo digital, ampliando a transparência e melhorando a eficiência da gestão.

 

 
 
     

Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY