Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida
 
Na Medida Newsletter
Edição 17 - Jan/2019
      .
 
.
      .
.
. DESTAQUES
 

Acompanhe as principais notícias sobre o Inmetro! Clique nos links abaixo e saiba mais sobre os temas que foram destaque no último mês.

.
3 3 PERGUNTAS PARA
 
MARCUS VINICIUS MACHADO

RODNEI DIAS

Recentemente, a solicitação para o desenvolvimento de novos programas de acreditação passou a ser feita de forma 100% on-line, por meio da Plataforma de Cidadania Digital do Governo Federal. Em breve, o mesmo acontecerá com outros serviços. Trata-se de uma iniciativa para acelerar a transformação digital de serviços públicos com o objetivo de torná-los mais rápidos, eficientes e baratos. No Inmetro, a Dplan foi designada como unidade responsável por coordenar as atividadesrelacionadas ao projeto. Saiba mais na entrevista com o chefe da Divisão de Planejamento e Monitoramento (Dplan/Dipla). Leia mais.

.
. PELO BRASIL
 

Laboratório de Água do ITPS alcança primeiro lugar em programa de proficiência internacional

O Laboratório de Química de Água do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) conquistou o primeiro lugar no programa de ensaio de proficiência em análises ambientais do Instituto de Tecnologia August Kekulé (Itak). O programa é internacional e comprova a confiabilidade dos ensaios em água realizados pelo ITPS.

O Programa de Ensaio de Proficiência (PEP) é uma avaliação de desempenho do laboratório participante em relação a critérios pré-estabelecidos por um provedor, feita a partir de comparações realizadas com outros laboratórios. Estes estudos interlaboratoriais são utilizados como ferramentas de avaliação externa e demonstração da confiabilidade dos resultados.

A avaliação de desempenho do Itak envolveu 15 laboratórios de todo o país. O LQA do ITPS obteve o primeiro lugar do ranking nos ensaios de Alcalinidade Total, Turbidez e Metais em Água, como Cromo, Manganês, Sódio e Cobre.

O LQA também participa de outros programas de comparação interlaboratorial, como o Programa de Ensaios de Proficiência da Rede Metrológica do Rio Grande do Sul e da Agência Nacional de Águas(ANA). A participação doslaboratórios do ITPS em avaliações de desempenho auxilia no monitoramento da qualidade dos resultados e contribui para a manutenção da acreditação pelo Inmetro na norma NBR ISO/IEC 17025.

Ipem-SP inaugura nova regional com posto de verificação de veículos-tanque em Ribeirão Preto

Foi inaugurada, no dia 28 de dezembro de 2018, as novas instalações da delegacia de ação regional e posto de verificação de veículos-tanque em Ribeirão Preto.

A unidade migrou da Avenida Maurilio Biagi, 2.940, bairro City Ribeirão, para a Rua Arealva, 682, Jardim Salgado Filho, passando de um espaço de 630 para 4400 metros quadrados, sendo 750 metros quadrados de área construída, contendo o serviço de verificação de veículos-tanque, até então existente apenas nas regionais do Ipem-SP da zona norte da capital e de São José do Rio Preto.

As novidades do novo espaço para melhor atendimento à população são o moderno posto de verificação de veículos-tanque, no qual serão analisados, pelos fiscais do Instituto, cerca de 50 itens do tanque que transportam combustíveis líquidos, com objetivo de prevenir acidentes, proteger o cidadão, o patrimônio e o meio ambiente; a intensificação da verificação dos cronotacógrafos, para checar se estão de acordo com a legislação vigente ou se há irregularidades, como ausência de lacre e certificado de verificação emitido pelo Ipem-SP, que é válido pelo período de dois anos. Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o tacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista.

A fiscalização dos produtos embalados sem a presença do consumidor (pré-medidos) ganhará uma medida de comprimento longa, de 10 metros e também haverá a possibilidade da expansão da verificação de taxímetros por meio de roletes.

.
. AGENDA
 
. SERVIÇOS
     

Inscrições abertas para Programas de Pós-Graduação em Metrologia e em Biotecnologia

Estão abertas as inscrições para os cursos de Mestrado e de Doutorado em Metrologia e em Biotecnologia.

No Programa de Pós-graduação em Metrologia são 20 vagas para o Mestrado e 10 para o Doutorado, com inscrições até o dia 5 de Fevereiro. No de Biotecnologia são 10 vagas para o Mestrado, com inscrições até 7 de fevereiro, e 20 para o Doutorado, cujo processo seletivo ocorrerá na modalidade fluxo contínuo.

Para acessar os editais e ter outras informações sobre as seleções, acesse: http://www.inmetro.gov.br/ensino_e_pesquisa/

 

 

 

Solicitação on-line de desenvolvimento de programas de acreditação

O desenvolvimento de novos programas de acreditação já pode ser solicitado de forma 100% on-line! O serviço, oferecido gratuitamente pela Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro, está disponível na Plataforma de Cidadania Digital do Governo Federal.

Para fazer a solicitação é necessário preencher um formulário e encaminhar documentos que auxiliem na análise. A equipe do Inmetro irá verificar se o requerimento atende à Política de Desenvolvimento de Programa de Acreditação e o resultado da análise será informado ao solicitante. O tempo médio de atendimento é de 4 meses.

Outras informações: Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação (Didac) - didac@inmetro.gov.br

 
 
     

Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY