Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida
 
Na Medida Newsletter
Edição 15 - Nov/2018
      .
 
.
. EDITORIAL
 
Rogerio Fernandes

HUMBERTO BRANDI

A 26a Conferência Internacional de Pesos e Medidas, CGPM, reunida em Versailles, de 13 a 16 de novembro de 2018, deverá aprovar uma importante mudança no SI. A nova estrutura proposta incorpora ao SI uma diferença fundamental, pois embora as Unidades de Base permaneçam as mesmas, todas serão definidas em termos de constantes da natureza. Leia mais.

.
. DESTAQUES
 

Acompanhe as principais notícias sobre o Inmetro! Clique nos links abaixo e saiba mais sobre os temas que foram destaque no último mês.

.
3 3 PERGUNTAS PARA
 
MARCUS VINICIUS MACHADO

MARCOS VINICIUS MACHADO

O Sistema de Gestão Integrada (SGI) é utilizado por toda a Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade (RBMLQ-I) tanto para as atividades finalísticas de metrologia legal e de avaliação da conformidade quanto para as de caráter administrativo e jurídico. Em setembro, as bases de dados, que eram descentralizadas em alguns Estados, foram consolidadas na Superintendência do Rio Grande do Sul (Surrs). O gestor do Grupo de Tecnologia da Informação (Ginfo) da Surrs, Marcus Machado, conta como aconteceu essa mudança e quais benefícios ela trouxe. Leia mais.

.
3 GENTE & GESTÃO
 

Inmetro investe na capacitação dos servidores

O Inmetro, por meio da Coordenação-Geral de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Cogep), estabeleceu parceria com a Escola de Administração Fazendária/Centro Regional do Rio de Janeiro (Centresaf-RJ) para oferecer uma série de capacitações aos servidores, demandadas pelas Unidades Principais durante a elaboração do Plano Anual de Capacitação (PAC) referente a 2018. Sete cursos já aconteceram e estão previstos mais quatro até o fim de novembro de 2018. A expectativa é de alcançar, aproximadamente, 150 participações de servidores nos eventos de capacitação do projeto.

De acordo com Rafaela Torres, chefe da Divisão de Desenvolvimento e Capacitação (Didec), no PAC foram identificadas demandas comuns entre várias áreas e, assim, foram estabelecidos os temas prioritários para os cursos oferecidosin company. Entre eles estão, por exemplo, compras e licitações no serviço público, gestão e fiscalização de contratos e introdução à gestão de processos.

Todos os cursos oferecem certificados. “É importante que os participantes façam a avaliação do curso no sistema da Esaf e conforme orientações da Didec, para que possamos avaliar os resultados e propor melhorias para o ano que vem”, lembrou Rafaela.

 
.
. PELO BRASIL
 

Ipem-SP assina termo de cooperação com o IPT/USP

O superintendente do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo (Ipem-SP), Guaracy Fontes Monteiro Filho, e a diretora-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) da Universidade de São Paulo (USP), Zehbour Panossian, assinaram um termo de cooperação entre as instituições, no dia 30 de outubro.

O objetivo é estabelecer e regulamentar a parceria entre os participantes para o desenvolvimento de projetos conjuntos voltados às áreas de Metrologia Legal e Científica, no âmbito do controle metrológico legal de instrumentos e sistemas de medição utilizados na medição fiscal, na apropriação da produção e na transferência de custódia de petróleo (e derivados líquidos), água, gás natural, álcool anidro e hidratado e demais combustíveis, e para apoio tecnológico do IPT às atividades do Ipem-SP.

XIV Workshop de Fiscalização de Objetos Regulamentados

Entre os dias 15 e 19 de outubro, o Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem-PR) realizou o XIV Workshop da Fiscalização de Objetos Regulamentados.

Durante o evento, foram discutidos temas como a Elaboração de Plano de Melhorias da área de avaliação da conformidade, a formalização da necessidade de capacitação de agentes fiscais e agentes de verificação, além de procedimentos e situações como impressão de documentos, registros cancelados ou suspensos, produtos apreendidos e sua destinação final, desinterdição, termo de fiscalização, termo de coleta, operações especiais, programas especiais, selo GNV, brinquedos, entre outros. Os agentes também receberam informações a respeito de componentes cerâmicos para alvenaria, fios e cabos elétricos, colchões e colchonetes, baterias automotivas, berços infantis, cadeiras altas de alimentação infantil, carrinho para crianças, copos plásticos, escadas metálicas, extintores novos e dispositivos elétricos.

 

.
. AGENDA
 
. SERVIÇOS
     

1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes: segurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a Casa Firjan e a Universidade Federal de Lavras(UFLA) realizarão, entre 26 e 29 de novembro, a “1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes: segurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil”, no Rio de Janeiro. Pela primeira vez, representantes de ministérios, órgãos de segurança viária, montadoras, fornecedores de tecnologia, acadêmicos e profissionais das áreas jurídica e de seguros vão se reunir para discutir a criação de regras claras que permitam viabilizar e impulsionar a adoção segura das tecnologias relacionadas a veículos inteligentes no País.

Vagas limitadas: inscreva-se gratuitamente clicando aqui!.

Programação: http://www3.inmetro.gov.br/eventos/veiculos-inteligentes/

 

Primeiro conjunto de dados do Inmetro publicados no portal brasileiro de dados abertos

O Inmetro lançou o seu primeiro Plano de Dados Abertos, instrumento de planejamento e coordenação das ações de disponibilização de dados pelo Instituto, válido para o biênio 2018- 2020. .

O primeiro conjunto de dados abertos disponibilizado é a agenda regulatória da Dconf e da Dimel, que já está publicada no portal de dados abertos do Governo Federal.

A publicação de dados abertos é uma obrigatoriedade no Poder Executivo Federal, instituída pelo Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016. Nos próximos meses, outros conjuntos de dados do serão publicados.

 
 
     

Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY