Portal do Governo Brasileiro
Página Inicial Comunicação Social Jornal Na Medida Edição

Na Medida

Edição 3 - abril de 2017

Inmetro recebe ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

.
Ministro Marcos Pereira é recebido no campus de laboratórios de Xerém pelos presidentes do Inmetro e da ABDI.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recebeu, no dia 20 de abril, no Campus de Laboratórios de Xerém, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira. Na ocasião, o Instituto firmou acordo de cooperação técnica com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), órgão também vinculado ao ministério, para criação e operacionalização de um ambiente de demonstração de tecnologias para cidades inteligentes em Xerém.

O acordo prevê investimentos de R$ 2,5 milhões, pelo Inmetro e pela ABDI, e deve ser executado em até dois anos. Na prática, serão realizados testes de diversas tecnologias disponíveis no mercado aplicáveis a cidades inteligentes, com potencialidade de implementação em municípios de portes e complexidades distintas. “Ultimamente, aumentaram significativamente no Brasil as discussões sobre internet das coisas, cidade inteligente, big data. O caminho da tecnologia é sem volta”, afirmou o ministro Marcos Pereira.

O ministro ressaltou que o ambiente propiciará a integração de diversos tipos de tecnologia e poderá oferecer aos gestores públicos as melhores soluções para cidades inteligentes, como aquelas voltadas a controle de serviços urbanos ou a prevenção de desastres.

O presidente do Inmetro, Carlos Augusto de Azevedo, exemplificou, entre os benefícios das novas tecnologias, a economia que pode ser gerada com a utilização de lâmpadas mais eficientes na iluminação pública.

Luiz Augusto de Souza Ferreira, presidente da ABDI, complementou que a plataforma de demonstração é a primeira ação prática que vai, efetivamente, tratar do tema no Brasil. ”Discutir cidades inteligentes é discutir o futuro. Vai ser um marco para o País”, afirmou.

No evento, foi realizada, ainda, cerimônia de homenagem a servidores do Inmetro com destaque científico na área de metrologia e a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do Instituto. Foram laureados João Alziro Herz da Jornada, ex-presidente do Inmetro; Humberto Siqueira Brandi, diretor de Metrologia Científica e Tecnologia; Wanderley de Souza, ex-diretor de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida do Instituto; Iakyra Borrakuens Couceiro, chefe da Divisão de Metrologia Óptica; e Mauricio Martinelli Réche, pesquisador tecnologista em Metrologia e Qualidade. Na área institucional, receberam homenagens o ministro Marcos Pereira, o secretário-executivo do MDIC, Marcos Jorge, e o deputado federal Cleber Verde.

O ministro Marcos Pereira visitou, ainda, laboratórios de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida e Metrologia Científica e Tecnologia no Campus do Inmetro. Ele conheceu laboratórios em que são realizadas pesquisas em biotecnologia, nanotecnologia, desenvolvimento de quimioterápicos e produção de biodiesel a partir de microorganismos, além de ensaios em próteses ortopédicas de quadril e de joelho.

 


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY