Secretaria Acadêmica _______________________________________________________________ Apresentação ApresentaçãoAtualmente, o Inmetro busca a integração e flexibilização do sistema de gestão institucional, a busca da excelência científica e tecnológica de seus quadros e a “consolidação de um modelo gerencial mais autônomo e voltado para resultados”. Dentro dessas perspectivas o Inmetro tem feito um esforço para colocar-se também como uma “instituição de conhecimento”, oferecendo uma base acadêmica capaz de dar suporte à amplitude de suas propostas. As circunstâncias fazem o momento atual extremamente oportuno para o Inmetro incluir a área da educação entre as sua atividades finalísticas e, isso, certamente, representa um enorme desafio, pois significa repensar o papel da instituição diante da sociedade brasileira e, em especial, diante das demandas e necessidades do mundo produtivo. Significa, em especial, uma mudança de cultura organizacional, uma visão diferente a ser assumida por toda a comunidade da instituição. Na medida em que se consolida como instituição de pesquisa científica e tecnológica, o Inmetro deve responder, também, como entidade formadora de recursos humanos nas áreas em que atua, porque este processo dinâmico requer recursos altamente qualificados, disseminando e ampliando o uso do conhecimento metrológico e de qualidade para a sociedade. Com a perspectiva de institucionalizar e consolidar uma estratégia de formação e de capacitação de recursos humanos em metrologia, em nível nacional e sul-americano, é que se insere a proposta de criação e desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação do Inmetro.
Mestrado Profissional em Metrologia e QualidadeO Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade terá a duração de 24 meses divididos em 8 trimestres, com 675 horas – 45 créditos de disciplinas teórico-práticas, acrescidos de 30 créditos correspondentes ao Trabalho Final de Curso, totalizando 75 créditos e 1125 horas.
Todas as disciplinas que compõem o curso serão obrigatórias, mas os alunos poderão cursar disciplinas de outras áreas de concentração, diferentes da sua, como eletivas, a critério do orientador. Neste caso, os créditos obtidos serão acrescidos ao histórico do aluno.
|