Portal do Governo Brasileiro
.: Curso Técnico em Segurança Cibernética :.

Apresentação
Objetivo do curso
Organização Curricular
Matriz Curricular
Instrutores
Diploma
Local de Realização
Processo Seletivo
Inscrição
Informações aos interessados


Informações e Documentos importantes

Matrículas Homologadas 2020

 

DOC Autodeclaracao PPI

 

DOC Ficha de Requerimento de Matricula

 

INFO Primeira Convocacao de Classificados

 

Resultado Final

 

Inscrições Homologadas (Lista Definitiva)

 

Errata nº 01 - Cronograma

 

Edital nº 02/2020

 

Aprovação do Edital

 

Links importantes

Inscrição para prova de seleção, turma 2020

 

Apresentação

O Curso Técnico em Segurança Cibernética será oferecido nas formas concomitante e subsequente ao Ensino Médio, para qualquer pessoa que apresente como escolaridade mínima, no ato da matrícula ou ano de seleção:

  • o Ensino Médio completo ou
  • estar cursando a partir da 2ª série do Ensino Médio.

   O curso tem quatro semestres e é baseado em disciplinas de Informática, sendo presencial e intensivo. Ocorre todas as manhãs de Segunda a Sexta-Feira, das 8h15 às 11h45, no campus do Inmetro em Xerém. É exigido um mínimo de 75% de frequência. É recomendado que o aluno disponha de um mínimo de 10 horas semanais fora do horário de aula para as atividades extra-classe. Reprovação em 2 disciplinas no mesmo semestre implicam em desligamento do curso. A prova de seleção não requer prévio conhecimento da área de Informática. Requer apenas formação no nível médio, com foco no conhecimento de Matemática e Língua Portuguesa.

Inscrição:

As inscrições poderão ser requeridas até 22 de novembro de 2019 (PRORROGADO), por meio do preenchimento da Ficha de Inscrição on-line:
http://cibernetica.inmetro.gov.br/

A página foi otimizada para navegadores móveis, assim como para Google Chrome, Firefox e Safari em computadores. O navegador Internet Explorer não é suportado em nenhuma versão.

O curso será gratuito para os alunos aprovados. Entretanto, para participar do processo seletivo, o candidato deve pagar uma taxa de inscrição de R$ 45,00 através de uma guia de pagamento (Guia de Recolhimento da União- GRU). Esta guia deverá ser paga no Banco do Brasil.

A inscrição NÃO será aceita se não for entregue o comprovante de pagamento da taxa de inscrição na Secretaria do Cicma (endereço abaixo) até o final do período de inscrições.

A taxa de inscrição não será reembolsada em nenhuma hipótese, exceto no caso de cancelamento da prova de seleção.

O comprovante de pagamento deverá ser entregue pessoalmente na Secretaria do Cicma (Campus Xerém) em dois períodos: a) nos dias 30 e 31/10 ou b) nos dias 07 e 08/11 (das 09h às 12h ou 13h às 15h).

Opcionalmente, o candidato poderá enviar o comprovante de pagamento por SEDEX para a Secretaria do Cicma (endereço abaixo), desde que o remetente do pacote SEDEX seja o candidato inscrito e a data de envio seja até o final do período de inscrições.

Geração de Guia de Pagamento:

1. Realizar a inscrição do candidato na página:
http://cibernetica.inmetro.gov.br

2. Seguir instruções no processo de inscrição para imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) específica para o concurso do Inmetro.

3. Esta guia deverá ser paga no Banco do Brasil, impreterivelmente, até o final do período de inscrições, ou seja, até 22 de Novembro de 2019 (PRORROGADO). O pagamento após o final do período de inscrições implica no CANCELAMENTO da inscrição. .

O comprovante de pagamento deverá ser entregue pessoalmente na Secretaria do Cicma (Campus Xerém) em dois períodos: a) nos dias 30 e 31/10 ou b) nos dias 07 e 08/11 ou c) 21 e 22/11(PRORROGADO) (09h às 12h ou 13h às 15h). A Secretaria do Cicma localiza-se no Prédio 32, no Campus do Inmetro em Xerém.

Opcionalmente, o candidato poderá enviar o comprovante de pagamento por SEDEX para a Secretaria do Cicma, desde que o remetente do pacote SEDEX seja o candidato inscrito e a data de envio seja até o final do período de inscrições.

Secretaria de Ensino Técnico do Centro de Capacitação do Inmetro
Secretaria Cicma – Inmetro, Campus de Inovação e Tecnologia.
Av. Nossa Senhora das Graças, 50 – Prédio 32 – Bloco D Xerém, Duque de Caxias RJ - CEP: 25250-020

Isenção da Taxa de Inscrição na Prova de Seleção

Por um tempo limitado, até o dia 22 de outubro de 2019, será possível ao candidato solicitar a isenção da taxa de inscrição. Esta solicitação será feita no momento da inscrição on-line.

Terá acesso à isenção de pagamento da taxa de inscrição o candidato carente, economicamente hipossuficiente, que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ou seja, que for membro de família de baixa renda, assim compreendida aquela que possua renda per capita de até meio salário mínimo ou aquela que possua renda familiar mensal de até 3 (três) salários mínimos.

Após a inscrição on-line, uma cópia do comprovante de cadastramento no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal deverá ser entregue na Secretaria do Cicma.

O comprovante deve ser obtido na página “Consulta Cidadão” do Ministério da Cidadania, Secretaria Especial do Desenvolvimento Social :

https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/index.php

Opcionalmente, a cópia do comprovante pode ser enviada por SEDEX para a secretaria do Cicma, usando o nome do candidato como o remetente do documento SEDEX. Esta entrega deverá ocorrer nos dias e horários especificados no item “Período para entrega presencial do comprovante de cadastramento no Cadastro Único para isenção de taxa” especificado no cronograma do processo seletivo, na seção “Datas Importantes” desta página.

Somente haverá isenção total do pagamento da taxa de inscrição para responsáveis que declararem e comprovarem carência de recursos financeiros para pagamento da referida taxa, nos termos do Decreto Federal no 6.593, de 2 de outubro de 2008.

a) Os candidatos cujos requerimentos de isenção do pagamento da taxa de inscrição tenham sido indeferidos poderão efetivar a inscrição no certame no prazo de inscrições estabelecido no cronograma, mediante o pagamento da respectiva taxa.

b) Não será aceita solicitação de isenção de pagamento de taxa, via fax ou correio eletrônico. O não cumprimento de uma das etapas fixadas, a falta ou a inconformidade de alguma informação ou a solicitação apresentada fora do período fixado implicará a eliminação automática do processo de isenção.

Novamente, fará jus à isenção de pagamento da taxa de inscrição o candidato carente, economicamente hipossuficiente, que estiver com registro atualizado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ou seja, que for membro de família de baixa renda, assim compreendida aquela que possua renda per capita de até meio salário mínimo ou aquela que possua renda familiar mensal de até 3 (três) salários mínimos, nos termos do Decreto Federal no 6.135, de 26 de junho de 2007 e; estiver de acordo com os requisitos definidos pela Secretaria do Desenvolvimento Social, do Ministério da Cidadania:

1. O candidato que requerer a isenção nesta modalidade deverá informar, no ato da inscrição, os dados pessoais do candidato em conformidade com os que foram originalmente informados ao órgão de Assistência Social de seu município responsável pelo cadastramento de famílias no CadÚnico.

2. O pedido de isenção da taxa de inscrição deverá ser realizado no período estabelecido como “Período de requerimento de isenção” no cronograma do processo seletivo.

3. Este pedido dever ser manifestado no momento da inscrição do candidato. Os pedidos de isenção realizados após o prazo estipulado serão desconsiderados e terão a solicitação de isenção automaticamente indeferida.

4. Na opção de envio por SEDEX, o prazo para o envio do comprovante expira no último dia do período de requerimento de isenção para a prova de seleção, como especificado no cronograma do processo seletivo, na linha “Período de requerimento de isenção”. Assim, no envio por SEDEX, o envelope deverá ser carimbado pelos Correios até a data final do período de requerimento de isenção, como consta no cronograma do processo seletivo.

Os pedidos de isenção da taxa de inscrição serão enviados pelo Inmetro ao Ministério da Cidadania para validação dos NIS que estejam ativos. A listagem de pedidos de isenção de taxa de inscrição que foram deferidos e indeferidos será divulgada na seção “Documentos Importantes” desta página de acordo com o cronograma do processo seletivo.

Os candidatos que tiverem sua solicitação de isenção indeferidos têm a opção de efetuar o pagamento da taxa de inscrição no processo seletivo para continuarem concorrendo a uma vaga no curso.

Datas Importantes

CRONOGRAMA
 
Evento
Data
Período de inscrições 17/10/2019 a 22/11/2019
Período de requerimento de isenção 17 e 22/10/2019
Período para entrega presencial do comprovante de cadastramento no Cadastro Único para isenção de taxa

23 e 24/10/2019 (9 h  às 12 h ou 13 h às 15 h)

Divulgação de resultados sobre requerimento de isenção 28/10/2019
Período para entrega presencial do comprovante de pagamento da GRU

30 e 31/10/2019 ou 07 e 08/11/2019 ou 21 e 22/11/2019 (9 h  às 12 h ou 13 h às 15 h)

Divulgação da lista das inscrições homologadas em cada grupo de candidatos na página do curso 25/11/2019
Revisão de inscrições não validadas 27 e 28/11/2019
Divulgação dos locais e horário dos testes 22/11/2019
Realização dos Testes de Seleção e Classificação - Prova Objetiva e Redação
04/12/2019
Resultado Preliminar dos Testes de Seleção e Classificação 13/12/2019
Data para interposição de recursos do Resultado Preliminar dos Testes de Seleção 16 e 17/12/2019
Resultado Definitivo do Processo Seletivo 20/12/2019
Matrícula de candidatos: 1ª Convocação de 07 a 10/01/2020
Matrícula de candidatos: 2ª Convocação A definir

Objetivo do Curso

O Curso Técnico em Segurança Cibernética do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia tem como objetivo geral formar profissionais em Informática, com capacidade de investigação e resolução de problemas, aplicando conhecimentos específicos de Segurança Cibernética, bem como utilizando soluções inovadoras. Ademais, deseja-se que o aluno seja formado para integrar equipes com o perfil dos profissionais atuais da área de Tecnologia da Informação, caracterizado pela crescente busca por conhecimento e novas tecnologias e pela intensa conectividade. Ainda, o curso deve propiciar a inserção desses profissionais em atividades na área de metrologia e da avaliação da conformidade em laboratórios acreditados pelo Inmetro.

Coordenador do Curso Técnico em Segurança Cibernética

Prof. Ewerton Longoni Madruga.
Pesquisador Tecnologista, Inmetro.
Doutor em Engenharia de Computação.
University of California, Santa Cruz.

Instrutores

O quadro de professores que ministrarão disciplinas no curso será formado por servidores do quadro de pessoal do Inmetro e pesquisadores, lotados, majoritariamente, na Divisão de Metrologia em Tecnologias da Informação e Comunicações ou em outras unidades e outras instituições que venham a compor parcerias com o Inmetro na área educacional:

Nome Titulação
Bruno Erthal Abreu Mestre
Charles Bezerra Prado Doutor
Cristiano Castro Doutor
Ewerton Longoni Madruga Doutor
Flávia Paiva Agostini Doutora
João Alfredo Cal Braz Doutor
Lucila Maria Bento Doutora
Luiz Fernando Rust da Costa Carmo Doutor
Paulo Nascimento Graduação
Rodrigo Pereira David Doutor
Sérgio Câmara Doutor
Wilson Mello Junior Doutor
Wladmir Chapetta Doutor

Informações aos Interessados:

Em caso de dúvida, os interessados poderão contatar a Secretaria de Curso Técnico do Centro de Capacitação do Inmetro por meio do endereço eletrônico ctsegciber@inmetro.gov.br, identificando como assunto: “Curso Técnico em Segurança Cibernética”.

Organização Curricular:

Periodicidade Letiva: Semestral

Turno de funcionamento: Diurno (Matinal)
Prazo de integralização da carga horária: 04 semestres
Carga horária total: 1.147 horas Início do Curso Previsto: Março/2020


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY