.: Organizações Acreditadas :.

Organismos com autoridade para realizar acreditação. O Inmetro é assessorado pelos comitês técnicos do Conmetro na preparação dos documentos que servem de base para a acreditação.

O Inmetro acredita :

Organismos de Certificação
Organismos de Inspeção
Laboratórios de Calibração
Laboratórios de Ensaios

Organismos de Certificação

Organismos de Certificação de Sistema da Qualidade - OCS

São organismos que conduzem e concedem a certificação de conformidade com base nas normas ABNT ISO 9001.

Os critérios adotados pelo Inmetro para a acreditação desses organismos são baseados no ABNT ISO/IEC Guia 62 e suas interpretações pelo IAF e IAAC.

Esses organismos podem se candidatar à acreditação seguindo os critérios da QS 9000.

Organismos de Certificação de Produto – OCP

São organismos que conduzem e concedem a certificação de conformidade de produtos, nas áreas voluntária e compulsória, com base em normas nacionais, regionais e internacionais ou regulamentos técnicos.

Os critérios adotados pelo Inmetro para a acreditação desses organismos são baseados no ABNT ISO/IEC Guia 65 e suas interpretações pelo IAF e IAAC.

Organismos de Certificação de Sistema de Gestão Ambiental - OCA

São organismos que conduzem e concedem a certificação de conformidade com base na norma NBR ISO 14001.

Os critérios adotados pelo Inmetro para a acreditação desses organismos são os baseados no ABNT ISO/IEC Guia 66 e suas interpretações pelo IAF e IAAC.

Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos - OHC

São organismos que conduzem e concedem a certificação de conformidade com base na norma ABNT NBR ISO 22000 – Sistemas de Gestão de Segurança de Alimentos – Requisitos para qualquer organização na cadeia produtiva de alimentos.

Os critérios adotados pelo Inmetro para a acreditação desses organismos são baseados no ABNT ISO/IEC 17021e suas interpretações pelo IAF e IAAC. Além disso se aplica também a NIT-DICOR-066 - Critérios para Acreditação de Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão da Segurança de Alimentos.

Organismos de Certificação de Pessoas– OPC

São organismos que conduzem e concedem a certificação de pessoas utilizado no SBAC.

O Inmetro tem como base dos critérios para a acreditação desses organismos, aqueles estabelecidos no ABNT NBR ISO/IEC 17024.

Organismos de Certificação de Manejo de Florestas - OCF

São organismos que conduzem e concedem a acreditação (certificação) de conformidade com base na norma NBR 14789.

Os critérios adotados pelo Inmetro para a acreditação desses organismos são os baseados no ABNT ISO/IEC Guia 66 e suas interpretações pelo IAF.

Organismo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade NBR 15100 - OCE

São organismos que conduzem e concedem a certificação de conformidade com base na norma NBR 15100 - Sistema da qualidade - Aeroespacial - Modelo para requisitos da qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados

Os critérios adotados pelo Inmetro para a acreditação desses organismos são baseados no ABNT ISO/IEC Guia 62 e suas interpretações pelo IAF e IAAC. Além disso se aplica também a NIT-DICOR-060 - Critérios Adicionais para a Acreditação de Organismos de certificação de Sistema de Gestão da Qualidade NBR 15100.

Organismo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade de Empresas de Serviços e Obras na Construção Civil (SiAC/PBQP-H) - OCO

São organismos que conduzem e concedem a certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil no âmbito do PBQP-H.

Os critérios adotados pelo Inmetro para a acreditação desses organismos são baseados no ABNT ISO/IEC Guia 62 e suas interpretações pelo IAF e IAAC. Além disso se aplica a NIT-DICOR-007 - Critérios Adicionais para a Acreditação de Organismo de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade PBQP-H / SiAC, requisitos adicionais específicos definidos pelos regimentos do SiAC publicados pela Secretaria Nacional de Habitação do Ministério das Cidade.

Organismos de Certificação de Sistemas da Gestão da Responsabilidade Social - OCR

São organismos que conduzem e concedem a certificação de conformidade com base na norma ABNT NBR 16001 – Responsabilidade Social - Sistema de Gestão - Requisitos.

Os critérios adotados pelo Inmetro para a acreditação desses organismos são baseados no ABNT ISO/IEC 17021e suas interpretações pelo IAF e IAAC. Além disso se aplica também a NIT-DICOR-046 - Critérios para Acreditação de Organismo de Certificação de Sistemas da Gestão da Responsabilidade Social.

Organismo de Certificação de Sistema de Gestão da Segurança em Turismo de Aventura - OTA

São organismos que conduzem e concedem a certificação de conformidade com base na norma ABNT NBR 15331 – Turismo de Aventura – Sistema de Gestão da Segurança - Requisitos para qualquer organização que atua na realização de turismo de aventura.

Os critérios adotados pelo Inmetro para a acreditação desses organismos são baseados no ABNT ISO/IEC 17021e suas interpretações pelo IAF e IAAC. Além disso se aplica também a NIT-DICOR-051 - Critério para Acreditação de Organismo de Certificação de Sistema de Gestão da Segurança em Turismo de Aventura.



Organismos de Inspeção - OIC

São organismos acreditados para emitir laudos de inspeção em produtos, processos e sistemas, os quais são normalmente utilizados em auxílio à certificação.

O Inmetro tem como base dos critérios para a acreditação desses organismos, aqueles estabelecidos na ISO/IEC 17020 e as orientações do ILAC e IAAC.

Veja Também:

Tipos de Acreditação

Organismos de Avaliação da Conformidade Acreditados