Página InicialAcreditaçãoInformações sobre Ensaios de Proficiência

  
.: Informações sobre Ensaios de Proficiência :.

A participação dos laboratórios em atividades de ensaio de proficiência é um dos mecanismos de controle da qualidade dos resultados previstos na NBR ISO/IEC 17025. Os benefícios advindos desta participação em ensaios de proficiência incluem:

  • O laboratório participante dispõe de uma avaliação externa regular e independente da qualidade de seus resultados de ensaios e calibrações;
  • O laboratório pode comparar o seu desempenho com o de outros laboratórios semelhantes;
  • Os dados obtidos servem de subsídio para a implementação de ações preventivas para melhoria dos procedimentos do laboratório;
  • Alguns estudos podem fornecer informação sobre as características de desempenho de métodos analíticos;
  • O laboratório pode obter do organizador do programa uma fonte de assessoria técnica e orientação sobre problemas analíticos e nos procedimentos de medição e calibração.

A participação dos laboratórios de calibração e de ensaio em atividades de ensaio de proficiência é uma indicação da competência do laboratório para realizar determinados ensaios e calibrações, sendo, portanto, parte integrante do processo de avaliação e acreditação do laboratório pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre).

A Cgcre estabelece no documento NIT-Dicla-026 requisitos de participação em atividades de ensaio de proficiência, antes da acreditação após a sua concessão.

No processo de acreditação de laboratórios de calibração e de laboratórios que realizam calibrações internas, o Setor de Confiabilidade Metrológica da Cgcre (Secom) , após solicitação dos avaliadores e do Gestor de Acreditação realiza auditorias de medição, que são comparações interlaboratoriais utilizando padrões da própria Cgcre cujos valores de referência são previamente conhecidos pela Cgcre.

Os laboratórios recebem relatórios sobre seu desempenho nas auditorias de medição, que tem por base o Erro Normalizado (En), Para que os resultados sejam considerados satisfatórios, En deve ser menor ou igual a 1.O Secom também realiza auditorias de medição para avaliar o desempenho dos laboratórios já acreditados. A participação nessas auditorias de medição é obrigatória.

As Comissões Técnicas da Cgcre também organizam ensaios de proficiência, tanto para laboratórios de calibração quanto para laboratórios de ensaio. A participação dos laboratórios acreditados nessas comparações é normalmente obrigatória, sendo a decisão sobre a obrigatoriedade tomada pela Dicla. Algumas vezes estas comparações são abertas à participação de laboratórios em processo de acreditação ou outros laboratórios que ainda estão se preparando para solicitar a acreditação.

Ensaios de proficiência organizados pela Diretoria de Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci) do Inmetro são também utilizados pela Cgcre no processo de acreditação de modo equivalente às auditorias de medição e comparações das Comissões técnicas. Veja os programas disponíveis na página Atividades de Ensaio de Proficiência do Inmetro. Cabe ao laboratório tomar a iniciativa de se inscrever nesses programas.

Veja ainda na NIT-Dicla-026 outras comparações que são consideradas equivalentes às auditorias de medição e comparações interlaboratoriais de Comissões Técnicas, podendo substituí-las.

É política da Cgcre encorajar a participação dos laboratórios em atividades de ensaio de proficiência, com a maior frequência possível, como um complemento do processo de avaliação, bem como uma ferramenta para controle e melhoria do desempenho do laboratório. Neste sentido a Cgcre tem divulgado informações sobre programas disponíveis no Brasil e no exterior.

Informações sobre provedores de ensaios de proficiência brasileiros estão disponíveis no banco de dados internacional EPTIS. Podem também ser encontradas informações sobre provedores de ensaios de proficiência de outros países das Américas e da Europa. A inclusão de um provedor ou um programa de ensaios de proficiência no EPTIS ou nesta página não implica em sua aprovação formal por parte da Cgcre.

A Cgcre recomenda aos interessados contatar os provedores dos programas para obter detalhes específicos sobre o programa, custos da participação, protocolo e outras informações técnicas relevantes. Como orientação aos laboratórios na seleção, qualificação e utilização de programas de ensaio de proficiência, recomenda-se que estes sejam organizados de acordo com as disposições contidas no ABNT ISO/IEC Guia 43.

Veja mais informações sobre o EPTIS e o cadastro de provedores neste banco de dados


Veja os benefícios para laboratórios que participam dos programas de ensaio de proficiência.

 

Documentos de Interesse

NIT-Dicla-026 - Participação dos Laboratórios de Ensaios na Atividade de Ensaio de Proficiência

Protocolo Internacional Harmonizado para Ensaio de Proficiência em Laboratórios Analíticos (Químicos)

Informações sobre Provedores de Ensaios de Proficiência

PEP-Dimci– Programas de ensaios de proficiência da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial.

EPTIS – Base de dados na qual podem ser encontrados provedores de ensaios de proficiência do Brasil, América do Sul, Central e do Norte e Europa

 

Outros sites de interesse

APLAC - Asia Pacific Laboratory Accreditation Cooperation: www.ianz.govt.nz/aplac/
EA - European Co-operation for Accreditation: www.european-accreditation.org/
EURACHEM: www.eurachem.org
EUROLAB - European Federation of National Associations of Measurement, Testing and Analytical Laboratories: www.eurolab.org
IAAC - InterAmerican Accreditation Cooperation: www.iaac.org.mx
ILAC - International Laboratory Accreditation Cooperation: www.ilac.org/

Calibração
Documentos Necessários para Acreditação
Editais para Credenciamento de Avaliadores e Especialistas
Ensaio
EPTIS Informações sobre provedores brasileiros e de outros países
Produção Intelectual
Programas da Comissões Técnicas da Cgcre
Programas do PEP Dimci do Inmetro


Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY