.: Como Acreditar Laboratórios :.

O Inmetro disponibiliza aos interessados na acreditação de laboratórios todas as informações e documentação necessárias à compreensão do processo de acreditação e sua manutenção. Aqui no site podem ser obtidos os Documentos Necessários para Acreditação de Laboratórios pertinentes a cada tipo de acreditação oferecido: laboratórios de calibração e de ensaio segundo requisitos da NBR ISO/IEC 17025, laboratórios clínicos ou laboratórios de ensaio segundo as Boas Práticas de Laboratórios (BPL). É aconselhável que o interessado verifique as condições do seu laboratório em função das informações obtidas, antes de solicitar formalmente a acreditação.

O gerenciamento das atividades de acreditação ocorre por meio de um sistema, denominado ORQUESTRA, cujo endereço é http://orquestra.inmetro.gov.br. O sistema é baseado na metodologia Business Process Management (BPM) que propiciará a automatização, melhor gerenciamento e otimização dos processos de acreditação, além de permitir, com facilidade, o acesso dos laboratórios acreditados ou em fase de concessão da acreditação às informações do seu processo de concessão de acreditação ou de extensão de seu escopo.

Para solicitar a acreditação, o laboratório deve obter junto à Divisão de Acreditação de Laboratórios - DICLA, pelo e-mail dicla@inmetro.gov.br , um login e uma senha para ter acesso ao ORQUESTRA. De posse destas informações, o laboratório deve:

- alterar a senha da seguinte forma: clicar no ícone "configurações pessoais", preencher campo "senha" e clicar atualizar.

- preencher a solicitação da acreditação no ORQUESTRA.

- encaminhar, em papel, todos os outros documentos solicitados à Dicla, endereço Rua Santa Alexandrina, 416, 7º andar - Rio Comprido, CEP: 20.261-232 - Rio de Janeiro - RJ.

O manual de utilização do sistema ORQUESTRA encontra-se disponível na Internet no seguinte endereço:

http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/manual_orquestra.asp

Neste site, em Documentos Necessários para Acreditação, o laboratório pode obter no DOQ-Cgcre-001 todas as informações sobre acreditação de laboratórios com detalhamento de todas as etapas do processo de acreditação.