.: Credenciamento de Avaliadores / Especialistas Externos :.


Sobre o Credenciamento de Avaliadores e Especialistas
Editais Abertos para Credenciamento de Avaliadores e Especialistas
Treinamentos e Cursos

Sobre o Credenciamento de Avaliadores e Especialistas

A contínua ampliação do número de organismos de avaliação da conformidade (OAC) acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre), ou que solicitam acreditação, implica em uma demanda constante por um maior contingente de pessoal técnico credenciado para atuar como avaliadores e/ou especialistas nas diversas áreas de atuação da Cgcre.

É missão da Divisão de Capacitação em Acreditação (Dicap) zelar pelo adequado equilíbrio entre o número de OACs e serviços regularmente avaliados e o número de profissionais aptos a realizar essas avaliações. Uma das ações empreendidas para manter esse equilíbrio é o credenciamento de avaliadores e especialista, a partir da elaboração e publicação de editais de chamada pública, conforme determinado pela Portaria Inmetro n.º 347, de 24 de novembro de 2009.

Os editais de credenciamento são definidos de acordo com as necessidades detectadas nos diferentes serviços de acreditação ofertados pela Cgcre, seja na área de laboratório, certificação, inspeção, produção de materiais de referência ou provimento de ensaios de proficiência.

Mais informações sobre as áreas de atuação e responsabilidades dos avaliadores e especialistas estão no folder de divulgação.


Folder do Credenciamento de Avaliadores e Especialistas

Editais Abertos para Credenciamento de Avaliadores e Especialistas

Atenção! Cadastre-se apenas se você for candidato aos editais abertos. Serão desconsiderados cadastramentos para áreas sem editais em vigor.

Inscrição de Especialistas no Sistema Orquestra

- Após cadastrado no Sistema Orquestra, na tela "Processos que posso iniciar", clique em "P013 - Credenciamento" e siga as instruções.

EDITAIS ABERTOS
Edital Vigência Formulários correspondentes
Não há editais de credenciamento em vigor

 

- Acompanhe o andamento do seu processo pelo sistema Orquestra, no link
http://orquestra.inmetro.gov.br

Treinamentos e cursos

Os treinamentos promovidos pela Cgcre têm como objetivo a capacitação de avaliadores e especialistas (credenciados ou aprovados em fases dos editais) em relação às normas e procedimentos. Posteriormente, os candidatos passam também por treinamentos práticos em avaliações da Cgcre, e, após aprovação, são credenciados nas áreas de competência.

A Cgcre promove eventos, como workshops e oficinas, para atualização e debate dos avaliadores e especialistas nas áreas de acreditação. No momento, não realizamos cursos abertos, mas apenas para candidatos dos editais já aprovados no processo seletivo ou para profissionais credenciados.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Divisão de Capacitação em Acreditação (Dicap), por meio do e-mail dicap@inmetro.gov.br ou pelo telefone (21) 2563-5593.