.: Mel :.

Resumo da Análise
Normas e Documentos de Referência
Metodologia da Análise
Laboratórios
Resultado das Análises
Informações sobre as Marcas Analisadas
Conseqüências

Resumo da análise

Em 13/08/96, foram concluídos ensaios em 12 marcas em mel de abelha das seguintes regiões: Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Argentina. Todas as amostras ensaiadas foram aprovadas nos ensaios físico-químicos.

Normas e Documentos de Referência

Portaria SIPA n° 006 de 25 de julho de 1985, da Secretaria de Inspeção de Produto Animal.

Metodologia da Análise

Foram realizadas análises Físico-Químicas e Microbiológicas.

Análise Físico-Química

Foram feitas as seguintes verificações:

- Açúcares redutores em glicose que indica a quantidade de açúcar presente no mel;

- Prova de Fiehe que verifica a presença de açúcar comercial ou o aquecimento acima de 40% do produto, o que pode eliminar algumas de suas propriedades;

- Prova de Lund determina se houve adição de água ou outro diluidor no mel;

- Açúcares redutores em sacarose;

- Acidez; Aspecto; Coloração; Odor; Sabor e Umidade.

Análise Microbiológica

Foi realizada a contagem de fungos e leveduras.

Laboratório

Laboratório

Telefone

Fax

Contato

Endereço

LACAR - Laboratório de Controle de Alimentos e Rações, convênio com
a UFF

(021)
264-7798

(021)
234-1376

Sergio Bogado /
M. Auxiliadora Arcanjo

Av. Maracanã, 252
Maracanã - RJ
CEP: 20271-110

Resultado das Análises

Análise Físico-Química

Todas as marcas foram aprovadas nesta análise.

Análise Microbiológica

Foi feita a contagem de fungos e leveduras e não foi detectado a presença de bolores e leveduras.

Informações das Marcas Analisadas

Com relação às informações contidas na homepage sobre o resultados dos ensaios, você vai observar que identificamos as marcas dos produtos analisados apenas por um período de 90 dias. Julgamos importante que você saiba os motivos:

  • As informações geradas pelo Programa de Análise de Produtos são pontuais, podendo ficar desatualizadas após pouco tempo. Em vista disso, tanto um produto analisado e julgado adequado para consumo pode tornar-se impróprio, como o inverso, desde que o fabricante tenha tomado medidas imediatas de melhoria da qualidade, como temos freqüentemente observado. Só a certificação dá ao consumidor a confiança de que uma determinada marca de produto está de acordo com os requisitos estabelecidos nas normas e regulamentos técnicos aplicáveis. Os produtos certificados são aqueles comercializados com a marca de certificação do Inmetro, objetos de um acompanhamento regular, através de ensaios, auditorias de fábricas e fiscalização nos postos de venda, o que propicia uma atualização regular das informações geradas.

  • Após a divulgação dos resultados, promovemos reuniões com fabricantes, consumidores, laboratórios de ensaio, ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnica e outras entidades que possam ter interesse em melhorar a qualidade do produto em questão. Nesta reunião, são definidas ações para um melhor atendimento do mercado. O acompanhamento que fazemos pode levar à necessidade de repetição da análise, após um período de, aproximadamente, de 1 ano. Durante o período em que os fabricantes estão se adequando e promovendo ações de melhoria, julgamos mais justo e confiável, tanto em relação aos fabricantes quanto aos consumidores, não identificar as marcas que foram reprovadas.

  • Uma última razão diz respeito ao fato de a Internet ser acessada por todas as partes do mundo e informações desatualizadas sobre os produtos nacionais poderiam acarretar sérias conseqüências sociais e econômicas para o país.

 

Conseqüências

Os resultados demonstraram que de maneira geral os fabricantes de MEL estão obedecendo a regulamentação estabelecida.

DATA

AÇÕES

11/08/1996

Divulgação no Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão