.: Tabelas de consumo/eficiência energética :.

CONDICIONADORES DE AR

 

PDF - Condicionadores de ar - índices novos (IDRS)

EXCEL - Condicionadores de ar - índices novos (IDRS)

 

PDF - Condicionadores de ar - índices antigos (CEE)

EXCEL - Condicionadores de ar - índices antigos (CEE)

 

A etiquetagem para condicionadores de ar recebeu melhorias e os aparelhos que já usam a nova etiqueta estão listados na Tabela "índices novos (IDRS)".

Como estamos em fase de transição para a nova etiqueta, os fornecedores poderão ainda fabricar ou importar produtos com base no índice antigo (CEE) até 31/12/2022 e o varejo, até 30/06/2024. Esses prazos foram determinados pela Portaria Inmetro nº 269, de 2021.

Os produtos que ainda são comercializados com base na etiqueta anterior estão listados nas tabelas de "índices antigos (CEE)".

A nova etiqueta calcula o consumo de energia do condicionador de ar no ano inteiro e leva em consideração o hábito de consumo do brasileiro ao longo do ano. Além disso, será mais fácil identificar na nova etiqueta a eficiência dos produtos com compressor do tipo "inverter", já que mudamos também o método para determinar o consumo de energia do condicionador de ar.

Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/ar-condicionado-inmetro-atualiza-criterios-para-o-programa-brasileiro-de-etiquetagem.

E assista às nossas dicas em https://www.youtube.com/watch?v=H0dAbjX1gbs.

 


Veja Também:

Programa Brasileiro de Etiquetagem - PBE