Portal do Governo Brasileiro
Página InicialBarreiras Técnicas às ExportaçõesExigências TécnicasUnião Européia

115° Encomex

  
.: Quais são as exigências técnicas para marcação CE na União Européia? :.

União Européia - Marcação CE

A livre circulação é requisito essencial à existência do mercado único, espaço econômico em que bens, serviços, capital e trabalho têm que necessariamente circular sem entraves. A criação do mercado interno europeu em 31 de dezembro de 1992 exigiu, portanto, providências que acelerassem a eliminação dos entraves na livre circulação de mercadorias. Daí, a Nova Abordagem e a Abordagem Global, referindo-se à regulamentação dos produtos e à avaliação da conformidade, limitando a intervenção governamental ao essencial e permitindo à indústria amplitude de decisão quanto ao modo de cumprir suas obrigações. A adoção da Marcação CE veio para facilitar a circulação de mercadorias entre os Estados-Membros da União Européia.

Nova Abordagem e Abordagem Global
Princípios da Nova Abordagem
Princípios da Abordagem Global
Marcação CE

 

Nova Abordagem e Abordagem Global

As chamadas Diretrizes "Nova Abordagem e Abordagem Global" têm por base princípios em que se referem à regulamentação dos produtos e à avaliação da conformidade, limitando a intervenção governamental ao essencial e permitindo à indústria amplitude de decisão quanto ao modo de cumprir suas obrigações. As disposições destas Diretrizes substituem as disposições nacionais correspondentes. Os Estados-Membros têm a obrigação de revogar a legislação nacional que as contrapõem.

Os critérios essenciais referentes a grupos de produtos, expressos nas Diretrizes para salvaguardar o interesse público, referem-se à saúde, segurança, meio ambiente e formas de comprovação da conformidade com estes requisitos. A Nova Abordagem não foi aplicada a setores em que ou a legislação comunitária se encontrava muito adiantada ou quando não é possível estabelecer disposições para os produtos acabados e os riscos associados, como gêneros alimentícios, produtos químicos e farmacêuticos, e veículos a motor e tratores.

A Nova Abordagem acarretou sofisticação na avaliação da conformidade, permitindo utilização de diferentes mecanismos e, consequentemente, flexibilizando todo o processo. Surgiram módulos referentes às diversas etapas, como desenvolvimento do produto, tipo e responsável pela avaliação; critérios relativos à sua utilização, e à designação e à notificação de Organismos. A avaliação da conformidade por terceiros é efetuada pelos Organismos Notificados, designados pelos Estados-Membros dentre os que preencham os requisitos estabelecidos na Diretriz em questão.

Princípios da Nova Abordagem

Os princípios que nortearam a Nova Abordagem à harmonização técnica e à normalização foram:

  • a harmonização legislativa limita-se aos requisitos essenciais;
  • as especificações técnicas dos produtos conformes com os requisitos essenciais estabelecidos pelas Diretrizes serão estabelecidas em normas harmonizadas;
  • a aplicação de normas harmonizadas, ou de outras normas, continua a ser voluntária;
  • os produtos em conformidade com as normas harmonizadas beneficiam-se de presunção de conformidade com os requisitos essenciais correspondentes.

Princípios da Abordagem Global

 

Para a Abordagem Global, é fundamental o desenvolvimento da confiança, através da competência e transparência, e seus princípios orientadores foram:

  • introdução de uma abordagem modular, subdividindo a avaliação da conformidade em várias etapas ou módulos;
  • utilização generalizada de normas européias relativas à garantia da qualidade e às exigências aos organismos de avaliação da conformidade;
  • promoção de sistemas de acreditação e técnicas de intercomparação;
  • promoção de acordos de reconhecimento mútuo para certificação e ensaios;
  • minimização das diferenças de infra-estruturas de qualidade existentes;
  • promoção do comércio internacional através de acordos de reconhecimento mútuo e programas de cooperação e assistência técnica.

Marcação CE

A marcação CE deve ser afixada pelo fabricante e não por um organismo de avaliação da conformidade. Nem todos os produtos devem ter a marcação CE.

Informações sobre a marcação CE, os produtos que devem possuí-la e os passos a seguir para obtê-la podem ser encontrados em http://ec.europa.eu/CEmarking e
http://ec.europa.eu/enterprise/policies/single-market-goods/regulatory-policies-common-rules-for-products/new-legislative-framework/index_en.htm.

Se a legislação aplicável ao produto requerer, um organismo notificado é envolvido na avaliação da conformidade do produto. A lista dos organismos notificados está disponível em http://ec.europa.eu/enterprise/newapproach/nando/.

Apenas estes organismos estão permitidos a se envolverem no procedimento de avaliação da
conformidade.


Alerta Exportador!
Biblioteca Online
Palestras do Workshop sobre REACH e GHS
Portarias e Regulamentos Técnicos Metrológicos e de Avaliação da Conformidade
Produção Intelectual
Publicações






Nossos Endereços

  • Rio de Janeiro
    PABX: (21) 2563-2800
    Rua Santa Alexandrina, 416
    Rio Comprido - Rio de Janeiro - RJ
    CEP: 20261-232

  • Campus Xerém
    PABX: (21) 2679-9001
    Av. Nossa Senhora das Graças, 50
    Xerém - Duque de Caxias - RJ
    CEP: 25250-020

  • Superintendência de Goiás - Surgo
    PABX: (62) 3237-3500
    Rua 148, s/n
    Setor Sul - Goiânia - GO
    CEP: 74170-110

  • Superintendência do R. G. do Sul - Surrs
    PABX: (51) 3342-1155
    Av. Berlim, 627
    São Geraldo - Porto Alegre - RS
    CEP: 90240-581

  • Brasília
    PABX: (61) 3340-1710
    Setor de Indústrias Gráficas - Quadra 1, lote 985, 1º andar, Edifício Centro Empresarial Parque Brasília
    Brasília - DF
    CEP: 70610-410

Inmetro © 1993 - 2012. Todos os direitos reservados. Ícones de mídias sociais feitos por SimpleIcon from www.flaticon.com licenciado por CC 3.0 BY