.: Especialistas internacionais discutem proteção contra incêndios :.

Na última terça-feira, 20 de maio, o Inmetro recebeu, no Campus de Laboratórios em Xerém, a visita de representantes da Associação Brasileira da Indústria de Retardantes de Chama (Abichama) e do fórum internacional Brominated Science and Environmental Forum (BSEF), cujas empresas associadas representam 90% do mercado mundial de retardantes de chama em produtos inflamáveis. Durante o encontro, os técnicos do Instituto tiveram a oportunidade de conhecer a experiência internacional no segmento, sobretudo europeia.


Representantes da Abichama e BSEF trocaram experiências com o Instituto sobre segurança contra incêndios

“O Brasil tem ampliado sua atuação na prevenção de incêndios, e a Diretoria de Avaliação da Conformidade tem papel fundamental nesse processo”, destacou Rodnei Dias, chefe da Divisão de Estudos Prospectivos e Avaliação de Impacto (Diest) da Diretoria de Inovação e Tecnologia (Ditec).

Com a possibilidade de criar um laboratório voltado para a análise de produtos e equipamentos utilizados na prevenção e proteção contra incêndios, o Inmetro vem promovendo, desde o ano passado, discussões com importantes especialistas da área. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o assunto no Inmetro, a fim de melhor compreender o universo da segurança contra incêndios. “Ouvir a experiência internacional é de extrema importância para o Inmetro nesse momento. Parte do estudo de viabilidade para criação desse laboratório compreende o conhecimento de toda a potencialidade técnica dele”, afimou Rodnei.



Após a reunião, os visitantes conheceram alguns laboratórios

Participaram do encontro no Campus o presidente da BSEF, Robert Campbell, o membro do comitê de gestão da BSEF, Steve LeVan, o responsável pelas relações públicas da BSEF, Lawrie McLaren, a presidente da Abichama, Lilian Salim, a responsável pela comunicação da Abichama, Cristina Calassancio e o consultor internacional Juergen Troitzsch, especialista em ensaios relacionados a segurança contra incêndios e responsável por trabalhos em empresas e governos de todo o mundo. O Inmetro foi representado por técnicos das diretorias de Inovação e Tecnologia (Ditec) e de Metrologia Científica e Industrial (Dimci) – divisões de Metrologia Elétrica (Diele) e Metrologia Química (Dquim).


O Instituto avalia a possibilidade de criar um laboratório voltado para a prevenção e proteção contra incêndios